Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Aquelas Mulheres

18 de fevereiro - terça-feira

Davina deixa o sobrinho Beto no bar e vai até a construção no fundo do terreno, onde está sendo erguido o sobrado da filha única. Sente uma ligeira dor de cabeça, mas decide ajudar o pedreiro a tirar as telhas, porque senão o serviço não anda. Atravessa a porta dos fundos, desce dois degraus e já está no quintalzinho. Segue o corredor que separa a rua dos três cômodos onde vive e caminha até o fundo do terreno.

É mais de uma hora da tarde e o sol castiga a Vila Curuçá Velha, na proximidades de São Miguel Paulista. Algumas vizinhas aproveitaram o tempo bom para estender as roupas nos varais, durante a manhã. Agora, estão lavando a louça do almoço. A maioria das casas, no entanto, está fechada, esperando seus donos na volta do trabalho. Alguns chegam perto das oito horas, pois além do metrô, têm de pegar um ônibus que leva quase uma hora para chegar no bairro. Outros têm carro, mas também chegam tarde, porque o trânsito é um inferno tanto na Marginal, quanto na Radial Leste.

Davina sobe a escada ainda sem revestimento e chega no segundo andar ainda por construir. Como o terreno tem um declive, a extremidade da laje encosta em sua casa num nível mais baixo. Mas com a ajuda de uma velha escada de madeira, pode retirar as telhas sobressalentes para fazer uma pequena cobertura sobre o tanque. Inicia a tarefa sem pedir ajuda ao pedreiro, que mistura massa no outro lado da laje.

Tinha sido sempre assim. Na semana anterior havia colocado para dentro mais de cinco carrinhos de areia sem esperar ajuda de ninguém. Aliás, nunca precisou de homem para dar rumo na sua vida. Não tinha criado a filha sozinha? E não era uma moça direita, estudada e trabalhadora? Pois, então, podia muito bem tirar umas telhas dali e levar para o quintal.

Tenta puxar a primeira, mas ela parece presa. Puxa com mais força, quando sente uma tontura e a dor de cabeça fica mais forte. Larga a telha e apoia a...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Inclusão e acessibilidade no ambiente escolar
Texto
Meu amado Isidoro, pedaço de minha vida
Vídeo Texto
A contadora de histórias de vida
Vídeo Texto

Sandra Urizzi Lessa

A contadora de histórias de vida
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.