Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

P - Primeiro eu quero que você diga o seu nome, data e local de nascimento.

R –Maria de Lurdes Lopes de Souza, 9 de junho, Buenos Aires , Pernambuco, Brasil.

P - Qual é o local onde você trabalha e qual a sua função?

R - Hoje eu trabalho na Secretaria de Educação do Estado, na Superintendência de Tecnologia da Informação e minha função é de gestora de tecnologia educacional.

P - Você trabalha em que cidade mesmo?

R - Em Recife.

P - Me diz uma coisa, quais são os maiores desafios que você tem na sua vida profissional?

R - O grande desafio é sensibilizar os professores para fazer o uso de tecnologias, para dar uma qualidade melhor de educação, então a tecnologia está posta, a sociedade já faz uso, ainda se a escola não fizer o uso dela, a sociedade o fará, então a escola tem que estar antenada com a realidade do momento e a realidade do momento é a tecnologia da comunicação, da informação. Então, o grande desafio é sensibilizar professores para que primeiro saibam fazer uso e depois saibam fazer uso pedagógico dessas tecnologias.

P - Você não trabalha diretamente com alunos, né?

R - Não, diretamente não, trabalho com os professores e eles com outros professores para chegarem no aluno.

P - Como você vê a sua relação com os professores?

R - Eu vejo muito tranqüila porque eu fiz o caminho de lá pra cá, então eu fui professora de sala de aula, depois eu fui professora de núcleo de tecnologia, professora multiplicadora, mais tarde eu fui para a assessoria na superintendência e hoje eu sou a gestora, então, eu percorri essas instâncias todas.

P - E hoje, nesse lugar que você ocupa, como é que você vê esse trabalho de inclusão digital e inclusão social do aluno e do professor? Como é que você está vendo isso?

R - Eu acho que é hoje um trabalho muito importante, a inclusão digital permite a inclusão social de uma maneira bem diferente das outras tecnologias que a gente já usou. Quando um menino...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: História
Local de produção: Ilha De Itacuruçá - Rj
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Inclusão e acessibilidade no ambiente escolar
Texto
Meu amado Isidoro, pedaço de minha vida
Vídeo Texto
A contadora de histórias de vida
Vídeo Texto

Sandra Urizzi Lessa

A contadora de histórias de vida
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.