Falecimento dos pais. Caretagem. Trabalho na infância. Estudos na Lagoa de Santo Antônio. Casamento. Vida na roça antigamente. Parteira. Estudos dos filhos. Netos. Associação do Cunha. Abastecimento de água. Comunidade no passado. Garimpo. Lavadeira. Sabão. Festas na comunidade. Mudanças na associação.

imagens (2)

get_date(); ?>

Fogão de lenha

data (ou período): 01/05/1994 Imagem de:Maria Pereira de Araújo (Benzinha)

Casal paracatuense

Benzinha está na imagem com o seu esposo já falecido. Esta fotografia fica na sala, emoldurada e pendurada na parede. Ela conta que o fotógrafo tirou a foto dela sem um dos brincos, que ela até reclamou, mas ele fotografou mesmo assim. Esta imagem possui um tratamento de retoque em pintura por cima do retrato, colorindo a imagem e destacando alguns detalhes.

local: Brasil / Minas Gerais / Paracatu
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Fogão de lenha

Benzinha conta que estava recebendo a visita de uma alemã neste dia e enquanto elas estavam conversando, a estrangeira fotografou este momento dela cozinhando odoce de amendoim típico da comunidade, mas ela nem notou. Um tempo depois, ela foi ao centro da cidade e viu esta imagem enorme, pendurada e não gostou, pois a alemã nem tinha avisado nada e nem deixou que ela posasse ou se preparasse para sair bem na foto. No entanto, a imagem foi emoldurada e hoje está pendurada na parede da sala. Benzinha diz que não gosta muito por não estar “bonita”.

período: 01/05/1994
local: Brasil / Minas Gerais / Paracatu
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia