Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Mestre Ferreti
Por: Museu da Pessoa, 8 de outubro de 2007

Eu, mestre griô

Esta história contém:

Eu, mestre griô

Vídeo

Recebi a notícia e fiquei bem satisfeito: eu era um mestre griô! Ser mestre é que nem ser cantor, o cantor não composita música? Se ele tiver no show e passar uma música pela cabeça dele e ele não escrever naquela hora, ele não vai fazer mais nunca! Esse é o mestre. Se eu estiver cantando na peça aqui e passar uma por dentro da minha intuição, eu faço rápido porque depois eu não vou fazer de jeito nenhum porque já passou! Se você não fizer naquela hora você não vai encontrar mais no sentimento.

Onde chamar eu tô indo. Eu não ganho nada. Isso aí eu garanto a vocês: enquanto eu tiver batendo os olhos e poder me esforçar para ajudar as crianças, estou sempre à disposição. Nunca vou dizer que não, mesmo que eu tiver rolando na cama ainda vivo, mas pode chegar uma pessoa: “Vamos!”, “Rapaz eu estou assim desse jeito!”. Vira para lá que eu vou ensinar a minha menina a cantar, eu estou lá incentivando ela, ela, o menino, tudo aprendendo. Eu quero, quando eu não puder mais, deixar uma menina ou um menino tomar conta do meu lugar para não deixar o folclore se acabar!

Palavras-chave: griô, mestre

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Cultura: Uma vacina da violência
Vídeo Texto

José Antônio Péres de Carvalho (Tião Carvalho)

Cultura: Uma vacina da violência
Capoeiras, mestres e tradições
Vídeo Texto

Marcos Antonio Gomes de Carvalho

Capoeiras, mestres e tradições
O mar foi sua escola, seu pai e sua cultura os mestres
Vídeo Texto
A alegria e os ensinamentos da pesca
Vídeo Texto

Romildo José dos Santos

A alegria e os ensinamentos da pesca

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.