Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem:
Por: ,

Esportes na construção da vida

Esta história contém:

Meu nome é Jeziel Alves Rezende. Sou filho de Edvaldo Alves de Freitas e Eleuza Rezende de Freitas. Nasci em 6 de janeiro de 1963 em Uberlândia-MG.

Minha infância foi feliz, passada quase toda em Itabira-MG, onde vivíamos eu, meus pais e meus dois irmãos. Mesmo passando por algumas dificuldades financeiras, pai alcoólatra e outros problemas de saúde (bronquite e infecções), guardo com muito carinho os dias de outrora. Brinquei muito de carrinho, de bola, de esconde-esconde, etc. Eu e meus irmãos sempre fomos muito unidos. As primeiras letrinhas eu aprendi com minha mãe, e as lições de vida, com meu pai.

Aos 5 anos comecei a estudar em uma escola estadual, fazendo o Jardim de Infância. Estudei nesta escola até completar a 4ª série primeiro ciclo. Depois fui estudar em uma escola particular (Colégio Comercial Itabirano), que tinha convênio com a Vale do Rio Doce (antiga empresa estatal), onde meu pai trabalhava. Estudei lá até a 7ª série (tinha 13 anos), quando voltamos a morar em Uberlândia. Já neste período comecei a praticar esporte, assistir peças teatrais e cantar no coral da igreja.

Minha adolescência em Uberlândia foi apenas boa. Meus pais se separam, minha mãe descobriu que tinha diabetes e teve de tirar um dos rins. Eu tive que reconstruir meu mundo – foi difícil, mas aprendi muito

Levado por um tio paterno, fiz teste para compor a equipe de voleibol do Uberlândia Tênis Clube - UTC (na época, coordenada pelo prof. Alberto Martins). Passei a fazer parte de um mundo maravilhoso: o mundo dos esportes. Ainda com 14 anos, participei da seletiva para a seleção mineira infantil de vôlei. Não fiquei entre os 12 selecionados, mas esta pré-convocação me abriu ótimos caminhos dentro do UTC: com 15 anos já jogava na equipe juvenil e, aos 16, já fazia parte da equipe adulta, terceira colocada no campeonato mineiro de vôlei.

Por ser atleta de elite, sempre tive bolsa de estudos no melhor colégio da cidade, o...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Esportes na construção da vida

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Texto

Adam Edward Drozdowicz

"Eu sou um sobrevivente, óbvio"
“Vocês vão ter que me engolir!”
Vídeo Texto

Mario Jorge Lobo Zagallo

“Vocês vão ter que me engolir!”
Inclusão e acessibilidade no ambiente escolar
Texto
Uma referência para as outras mulheres
Vídeo Texto

Sandra Amarilles Lindolfo

Uma referência para as outras mulheres
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.