Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: , 7 de abril de 2021

Escola e comunidade

Esta história contém:

Escola e comunidade

Vídeo

A minha mãe é da Bahia, veio para [o DF] nos anos de 1975-76 e conheceu meu pai. Não chegou a ter um casamento, não chegou a ter um relacionamento duradouro. Eu nasci em 1978 e com um ano e pouco fui enviado para Bahia, e lá fui criado com a minha avó. Voltei para o Distrito Federal em 1996 a primeira vez, e depois em 1997 de vez, para ficar, e estou até hoje. [Minha primeira escola] na Bahia [era] uma escolinha; na verdade, não tinha nem um prédio: era uma escola municipal onde uma tia minha era a professora, e a gente estudava embaixo de uma árvore ou dentro de uma espécie de cabana natada, que chamava na época, que era uma cobertura de palha e telhas muito antigas, e as paredes eram de reboco lá. Não era bem uma escola, do ponto de vista de estrutura que nós conhecemos, é uma improvisação. Isso no interior de um município chamado Barro Alto, na comunidade de Santa Cruz. Fui estudar a terceira série em diante em Barro Alto e o ensino médio eu fiz em Barra do Mendes. Eram escolas do interior, dos anos 1980, toda a precariedade. O ensino médio eu concluí em Barra do Mendes, numa escola já bem estruturada. Naquela época tinha a possibilidade de fazer contabilidade e magistério, e eu optei pelo magistério. Nunca foi exatamente o sonho, mas isso veio mesmo quando eu cheguei em Brasília e tive a oportunidade de ser aprovado no concurso [para professor da rede pública] e ser nomeado, em 1998. Nunca tive como objetivo, mas foi a oportunidade. Exerci até 2017 com muita satisfação e até hoje me considero um professor. Passei no concurso e fui nomeado para a Escola Classe 21, em Taguatinga, onde trabalhei o primeiro ano em uma turma de ensino especial. Era uma escola que até hoje é uma grande referência, principalmente no ensino de surdos. Foi uma experiência marcante, porque era uma escola que estava no auge da gestão democrática do governo Cristovam [Buarque], tinha uma experiência de gestão maravilhosa. A gente formou uma equipe...

Continuar leitura
Fechar

Assembleia

Dados da imagem Washington Dourado em fala em assembleia do SINPRO-DF.

Local:
Brasil / Distrito Federal / Brasília

Imagem de:
Washington Luís Dourado Gomes

História:
Escola e comunidade

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
assembléia, sinpro

Washington Dourado em fala em assembleia do SINPRO-DF.

Acordo é para ser cumprido

Dados da imagem Washington Dourado em fala sobre a greve de professores para o cumprimento do plano de carreira.

Período:
Ano 2012

Local:
Brasil / Distrito Federal / Brasília

Imagem de:
Washington Luís Dourado Gomes

História:
Escola e comunidade

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
assembléia, sinpro - df, plano de carreira, greve dos professores

Washington Dourado em fala sobre a greve de professores para o cumprimento do plano de carreira.

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

O resgate da história e da memória
Texto
O revolucionário da Vila de Boim
Texto

Maickson dos Santos Serrão

O revolucionário da Vila de Boim
Meu pai foi o cara da minha vida
Vídeo Texto

Rubens da Silva Couto

Meu pai foi o cara da minha vida
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.