Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Sou a Carolina e esta é a minha história. Do que a memória me permite lembrar, vivenciei dos momentos que recordo com maior otimismo e, em simultâneo, com alguma tristeza, numa fase de crise nacional em que vi, não só na minha família, mas também nos relatos de amigos meus, as dificuldades que todos ultrapassávamos – a minha história é sobre a manifestação contra a troika, a primeira manifestação em que participei com o meu pai e o meu tio, quando tinha 10 anos.

Sempre fui uma criança muito “crescida”, que gostava de lidar com os problemas dos adultos e ver notícias à hora de jantar. Recordo-me, também, quando o meu tio casou, tinha eu 4 anos, de liderar o grupo de crianças que brincava no casamento, dizer-lhes que não podiam falar alto e tinham de ir atrás de mim – foram sempre traços de personalidade meus. Para mim, era natural já em pequena ver as notícias e querer saber mais sobre os assuntos, até porque os assuntos “sérios” e “dos adultos” nunca foram escondidos de mim em casa – sabia perfeitamente a situação nacional, na altura, e, acima de tudo, as dificuldades no trabalho do meu pai e outros familiares. Aliás, o meu pai nunca foi muito politicamente desperto, até essa altura. Nunca o tinha visto manifestar uma opinião vincada e, até hoje, surpreende-me a atitude dele na altura, e lembro-me da preocupação dele e de todos com as contas que tinham de ser pagas, a incerteza do emprego e, como ele dizia muitas vezes, o meu futuro e as minhas aulas de música, que eram pagas, mas nunca os meus pais me fizeram abdicar delas, nem nessa altura difícil.

Na manifestação, em que me lembro perfeitamente de ir de mão dada com o meu pai, sob o aviso de “não me perder”, toda a confusão dos gritos, dos apitos e tambores foi algo de novo e marcante para mim. Lembro-me do grito principal, que era algo como “Fora daqui, a troika, o governo e o FMI”, mas também me lembro do maior cartaz da...

Continuar leitura
Palavras-chave: infância, crise, troika, manifestação
Fechar

Manifestação

Dados da imagem Fotografia tirada na manifestação

Período:
21/09/2012

Local:
Portugal / Coimbra

Imagem de:

História:
Crescer em liberdade, crescer com a realidade

Palavras-chave:
manifestação, troika

Fotografia tirada na manifestação "Que se lixe a Troika, queremos as nossas vidas!", realizada em setembro de 2012, em Coimbra (Portugal). Manifestação convocada pela "Plataforma 5 de Outubro", contra as políticas de austeridade vividas em Portugal entre 2011 e 2015.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Guiba, desde sempre
Texto

Heiguiberto Della Bella Navarro

Guiba, desde sempre
Erros e acertos
Vídeo Texto

José Geraldo Saraiva Pinto

Erros e acertos
Vídeo Texto

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.