Eliezer Batista da Silva nasceu em 1924, na pequena cidade mineira Nova Era. Como engenheiro, ingressou na Companhia do Vale do Rio Doce em 1949, no Departamento de Construções da Estrada de Ferro Vitória-Minas. Eliezer foi o primeiro funcionário de carreira a se tornar presidente da empresa, posto que ocupou duas vezes, nos períodos de 1961 a 1964 e de 1979 a 1986. Como presidente pela primeira vez, preparou a companhia para o crescimento que viria ocorrer a partir dos anos 1980, criando uma estratégia de comercialização de minérios em grandes volumes e a longo prazo com as siderurgias japonesas. Na época em que idealizou o Porto de Tubarão, fora nomeado Ministro de Minas e Energia por Jânio Quadros. De volta à presidência, em 1979, foi responsável pela implantação do Projeto Ferro Carajás na Amazônia.

imagens (6)

Visita japonesa

data (ou período): 14/06/1989 Imagem de:Eliezer Batista da Silva

get_date(); ?>

500 anos do descobrimento (1)

data (ou período): Ano 2000 Imagem de:Eliezer Batista da Silva

get_date(); ?>

500 anos do descobrimento (2)

data (ou período): Ano 2000 Imagem de:Eliezer Batista da Silva

get_date(); ?>

Ordem do tesouro sagrado (1)

data (ou período): 27/08/1985 Imagem de:Eliezer Batista da Silva

get_date(); ?>

Ordem do tesouro sagrado (2)

data (ou período): 27/08/1985 Imagem de:Eliezer Batista da Silva

Porto de Tubarão

data (ou período): Ano 1962 Imagem de:Eliezer Batista da Silva

Visita japonesa

Na imagem Eliezer está junto de engenheiros da Companhia e clientes japoneses em Carajás.

período: 14/06/1989
tipo: Fotografia

500 anos do descobrimento (1)

Por ocasião das comemorações dos 500 anos do descobrimento do Brasil, Eliezer recebeu a comenda do governo de Portugal no Museu Histórico Nacional.

período: Ano 2000
tipo: Fotografia

500 anos do descobrimento (2)

período: Ano 2000
tipo: Fotografia

Ordem do tesouro sagrado (1)

Cerimônia de entrega da Ordem do Tesouro Sagrado a Eliezer, quando era presidente da Companhia Vale do Rio Doce, pelas mãos do embaixador japonês do Brasil na época, Kuniyishi Date.

período: 27/08/1985
tipo: Fotografia

Ordem do tesouro sagrado (2)

período: 27/08/1985

Porto de Tubarão

Eliezer ao centro da foto, esboçando o projeto de construção de Porto de Tubarão.

período: Ano 1962
tipo: Fotografia

Projeto Memória Vale do Rio Doce Depoimento de Eliezer Batista Entrevistado por José Carlos (P/1) e Karen Worcman (P/2) Local da gravação: Rio de Janeiro São Paulo, 28/03/2000 Realização: Museu da Pessoa Código: CVRD_HV002 Transcrito por Sonia Regina Revisado por Joice Yumi Matsunaga P/2 ...Continuar leitura

Título: Construtores de catedral