Irmã Brunildes nos conta a bela história de sua infância em Würzburg, Alemanha, em meio a Segunda Guerra Mundial e a prisão de seu pai,  um anti-hitlerista forçado a lutar na Rússia. Gertrud Maria Hemerberguer cresceu em meio a destruição da guerra e o trabalho na vinícola de sua família, suportando as agruras do período e esperando notícias de seu pai, que retornaria anos depois de 1945 após ficar preso na Sibéria. Conhecendo a Ordem Franciscana da região, decidiu seguir a vida religiosa aos 20 anos, e pouco tempo depois se alistou para ir ao Brasil ajudar os pobres do nordeste. Irmã Brunildes nos conta então como foi revalidar seu diploma aqui, a Faculdade de Serviço Social e seu trabalho em Limoeiro-PE ensinando as crianças a ler segundo o método de Paulo Freire. Ela nos fala também como foi sua mudança para Juruti nos anos 60, onde trabalhou no Projeto Casulos com alfabetização, construção de casas e hortas e até na mobilização política das comunidades da região. Sua força fez reunir os locais para mudar alguns modos de vida e reivindicar seus direitos frente à municipalidade. Sua história é de esperança e compaixão perene com o ser humano, e por isso merece ser conhecida.

Depoimento de Gertrude Maria Hemerberger - Irmã Brunildes Entrevistada por Karen Worcman Entrevista_HV 115_Irmã Brunildes Realização Museu da Pessoa Transcrita por Vanuza Ramos Revisado por Débora Moysés Aoni P/1 - Vou bater a claquete depois, tá? Bom, eu ia começar perguntando pela cois...Continuar leitura

Título: Construir pela fé

Local de produção: Brasil / Pará / Juriti

Personagem: Gertrud Maria Hemerberger (Irmã Brunildes) Transcritor: Vanuza Ramos Revisor: Débora Moyses Aoni Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.