Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Celso Luiz Mansur
Por: Museu da Pessoa, 13 de agosto de 2008

Celso Luiz Mansur

Esta história contém:

Celso Luiz Mansur

Vídeo

IDENTIFICAÇÃO Me chamo Celso Luis Mansur. Nasci em Barra do Piraí, Estado do Rio de Janeiro, no Vale do Paraíba, no dia 23 de dezembro de 1940, em plena Segunda Guerra Mundial. FAMÍLIA / PAIS E AVÓS Meu pai é Mario Mansur e minha mãe Irene Camerana Mansur. Meu avô materno era de origem italiana, Luis Camerana, e a minha avó materna Olga Camerana. Meu avô paterno era libanês, Hanna Mansur, Hanna que no Brasil passou a ser João, e a minha avó Necima Mansur, também libanesa, vieram de Jounieh, do Líbano. Meus avós paternos vieram para o Brasil no início do século XIX. Meu pai já nasceu aqui, foi concebido em viagem de navio que demorou alguns meses. Meu pai era comerciante, minha mãe do lar. Eles se conheceram em Barra do Piraí mesmo. Meu avô materno era também comerciante, dono de açougue, e meu avô paterno era dono de armazém de secos e molhados. Então juntou os cereais com a carne. O meu avô nasceu no Brasil; seus pais que eram italianos de uma cidade chamada Camerano, mesmo nome da família. INFÂNCIA Piraí fica às margens da Rodovia Dutra e Barra do Piraí fica no Vale do Paraíba. Vivi em Barra do Piraí até vir para o Rio de Janeiro estudar. A casa em que eu nasci fica exatamente onde o Rio Piraí deságua no Rio Paraíba, daí o nome Barra do Piraí. Era uma casa muito grande que existe até hoje. Minha mãe tem 90 anos e mora ainda na mesma casa – uma casa de cinco quartos com quintal muito grande e com mangueiras, goiabeiras e outras árvores frutíferas. Nós brincávamos muito ali, nadávamos, aprendemos a nadar no Rio Paraíba, contra a correnteza. Brincávamos de tudo, inclusive de circo e de programa de auditório em rádio: daí nasceu a minha vontade de trabalhar na área de comunicação. Por que o circo? Porque em frente à casa do meu pai tinha um terreno muito grande onde armavam os circos e os parques de diversão. E nós ficávamos amigos das pessoas dos circos, entrávamos...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Com cara e coragem
Vídeo Texto

Rosa Maria Araújo Santos

Com cara e coragem
A desigualdade social sempre me deixou indignado
Vídeo Texto
Educação em construção
Texto

Marlene Neves Furlan Lozano

Educação em construção
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.