Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: João Ivo Caleffi
Por: João Ivo Caleffi, 13 de dezembro de 2019

Capela Santa Luzia

Esta história contém:

Capela Santa Luzia

Escrever sobre a Capela Santa Luzia, assim como sobre a escolinha rural Isolada Getúlio Vargas, da estrada Marialva quilômetro dez, é para mim uma grande emoção, afetividade, amor mesmo. Traz-me belas recordações afetivas, de uma época que vivi ali minha infância, marcou-me profundamente. Está marcado na minha memória. Tudo ali é recordação afetiva. O ambiente, a natureza que nos envolvia, o terreno, a paisagem, a geografia, o ar, a chuva, o sol que iluminava a todos, as pessoas, as construções, a vida que explodia, enfim, tudo é agora recordações, lembranças afetivas, memórias vivas. Lembranças de vida vivida. Vida plena vivida no seu em torno, que ficou em minha alma, na minha memória, grudou em mim e não sai mais, faz parte dos momentos bons que vivi, quem sabe os melhores de toda uma vida. Por isso, eu tomo a liberdade e a coragem, de escrever singelamente, sobre a Capelinha Santa Luzia e sobre a minha escolinha da beira da estrada Marialva, da curva da estrada, ali no quilômetro dez, como era conhecida por todos, do dez. Por isso, que, se alguém por ventura ler este texto, que escrevo, em homenagem a Capela Santa Luzia e a minha escolinha, tem que levar isso em consideração, esse amor desmedido, para poder tentar entender, tem que ler de peito aberto, de coração aberto, com a alma. Tem coisa que a gente só entende com o olhar do amor. É da minha parte, uma relação de amor profundo, que só quem passou por experiência parecida, pode compreender, em toda sua profundidade. A Capela Santa Luzia, é para mim, um símbolo de um tempo bom de minha vida. Não sei exatamente o ano que ela foi construída, mas, provavelmente, foi lá pelo início da década de 1960, início da década que eu também nasci. Nem sei porque foi consagrada em homenagem a Santa Luzia, santa protetora dos olhos. O que sei é apenas que vivi ali , em seu em torno, no em torno da capelinha. Tenho lembranças desde de muito novo,...

Continuar leitura
Palavras-chave: cidade, capela, memória, santa luzia
Fechar

Capela Santa Luzia

Dados da imagem Foto Capela Santa Luzia

Imagem de:
João Ivo Caleffi

História:
Capela Santa Luzia

Crédito:
João Ivo Caleffi

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
capela, santa luzia

Foto Capela Santa Luzia

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.