Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Euflosino Domingues Neto, 13 de dezembro de 2018

Os Domingues no Brasil

Esta história contém:

Os Domingues no Brasil

Os Domingues.

Buscando na História, pelo menos desde 1540, temos noticias de ancestrais desta família no Brasil, que se misturou com todas as outras daquela época em diante, com os da família de João Ramalho, com a dos Camagos, e tantas outras. Tit. Domingues Pág. 102, geneologia paulistas de Luiz G.S.Leme. É este um Tit. novo, sobre o qual não escreveu Pedro Taques, que apenas fez menção de alguns membros desta família em Tit. Godoys, e outros; entretanto, se bem que o tronco desta família fosse um simples povoador sem nobreza conhecida e sem brasão de armas, os seus descendentes se tornarão nobres pelos feitos e serviços à causa publica. Teve começo a família Domingues em Pedro Domingues casado com Clara Fernandes, o qual foi um dos povoadores de S. Vicente e S. Paulo, como o declarou seu f.º do mesmo nome quando em 1638 requereu, juntamente com sua cunhada Catharina Ribeiro, viúva, ao capitão Antonio de Aguiar Barriga, governador da capitania de S. Vicente e representante do conde de Monsanto, uma sesmaria em Santo Amaro, perto de S. Paulo. Declarou ser de 60 anos de idade e ter f.ºs e filhas casadeiras e que ajudou nas guerras de conquista do país. De Pedro Domingues e Clara Fernandes descendem que descobrimos: Cap. 1.º Amaro Domingues Cap. 2.º Pero Domingues Cap. 3.º Leonor Esteves Cap. 1.º Amaro Domingues, natural de S. Paulo, foi casado com Catharina Ribeiro (irmã de André Mendes Ribeiro que foi casado com Izabel de Saavedra) f.ª de Braz Mendes e de Catharina Ribeiro; faleceu em 1636 com testamento. Teve: 1-1 Capitão Diogo Domingues de Faria § 1.º 1-2 André Mendes Vidigal § 2.º 1-3 Braz Domingues Vidigal § 3.º 1-4 Pedro Domingues § 4.º 1-5 Capitão Domingos Ribeiro Vidigal § 5.º 1-6 Amaro Domingues § 6.º 1-7 Clara Domingues § 7.º 1-8 Maria Domingues § 8.º § 1º 1-1 Capitão Diogo Domingues de Faria foi sertanista e...

Continuar leitura
Palavras-chave: brasil, lisboa, domingues

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.