A história de José Antonio, mais conhecido por Barbosinha ou Barbosa, está diretamente ligada à história da Rhodia, no Brasil, especificamente em relação às embalagens dos produtos fabricados por esta indústria. Sua trajetória de vida tem muita influência de seu padrinho, Cássio Queiroz, que foi amigo de seu avô. Começou a trabalhar ainda garoto, tendo aprendido seu ofício de representante comercial de embalagens para produtos farmacêuticos com seu pai e, principalmente, com seu padrinho. Acompanhou a evolução dos equipamentos de impressão gráfica no Brasil e, neste contexto de indústria gráfica, compartilha não só lembranças, mas também experiências sobre comprometimento profissional e dedicação para cumprir e honrar a confiança creditada e acreditada.

P1 - Eu queria pedir para o senhor começar se apresentando: seu nome, local e data de nascimento. R - Eu nasci em 1938, no dia 28 de maio. P1 - Onde? R - Na Pro Matre. P1 - Em São Paulo? R - Em São Paulo. P1 - Como se chamavam seus pais e seus avós? R - José Inácio Machado Barbos...Continuar leitura

Projeto Rhodia Depoimento de José Antonio Lopes Barbosa Entrevistado por Zilda Kessel e José Carlos Vilardaga São Paulo, 21 de janeiro de 1999 Realização: Instituto Museu da Pessoa Código: RHF_HV021 Transcrito por Thadeu Melo Revisado por Cristiane Yayoko Ikenaga Fernandes P1 - E...Continuar leitura

Título: Como o interesse por letras góticas é capaz de unir duas famílias

Local de produção: Brasil / São Paulo