Facebook Info Ir direto ao conteúdo

Aqui era água, mas era comprada

Esta história contém:

Aqui era água, mas era comprada

Vídeo

Então aqui era água, mas era comprada. Aqueles morador velho invadia e marcava lugar. E quem não era, aqui no caso ele mais meu irmão, ficaram procurando, procurando um lugar e acabou encontrando esse aqui. Comprei era água. No caso já tinha cercado, cara já tinha cercado, que alguém cercou. Cercou quer dizer que pegou um pau e marcou o lugar, nós compramos. Agora a sabedoria de que quem vem do interior e não entendia nada! Esse aqui foi fulano de tal que marcou, fulano que marcou, mas resolveu vender. Vendia água. A Capitania dos Portos dizia que não era nada de ninguém. Foi Deus que criou a água, a maré, e a Capitania dos Portos é que era os donos. Mas o povo invadia isso aqui. Quem fazia, fazia as suas casas no alto, fazia bem alto e fazia assoalho em cima bem, e quem não podia, fazia tudo baixinho, a água entrava, era aquele problema. Depois começou a jogar entulho, como ele disse o prefeito né. Vinha as caçamba de entulho jogando e as pessoa ia apanhando e ia jogando debaixo da casa. Quando despejava uma caçamba aqui, quando vinha buscar já não tinha mais corria, pegava. A minha mesmo, tem pessoas que aqueles lixo que vinha... a minha sempre foi de arenoso. Arenosos que faz obra. Essa minha era toda de arenoso. Carregava, ponhava, os pequenos mesmo, jogava ai embaixo. Eles vendiam, uma tabua não sei se era 5 conto, sei lá. Ai a gente comprava e jogava debaixo da casa, e ia entulhando. Eu sei que a minha fez, eu não botei um lixo como muita gente botava. Tudo que caía pegava. Mas eu não. E depois virou casa né? Precisou muita coragem. Ainda mais vindo do interior. Que eles mesmo veio, mas trabalhava e não tinha tempo de fazer o assoalho. Pagava as pessoas, as pessoas que sabia que a gente não tinha conhecimento de nada cobrava o que queria! Depois a casa eu aprendi a fazer né? Aprendi a fazer e parede quem fazia era eu e eu fui ajeitando, fui melhorando, fui fazendo. Ele trabalhava numa firma de transportadora de mudança....

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios