Facebook Info Ir direto ao conteúdo
Por: Coleção Alagados, 31 de dezembro de 2020

A viagem pro seminário

Esta história contém:

A viagem pro seminário

(...) Quando sai de Araci eu tinha 13 anos, eu ia estudar. O seminário dos capuchinos fica numa cidade chamada Esplanada (...) Com 13 anos. Mas de Araci pra Esplanada não tinha ônibus, nem carro. Não tinha estrada, era aquela estradinha antiga. Aí meu pai arranjou 5 ou mais cavalos. De Araci nós saímos em 3 cavalos, eu em um, meu pai em outro e o empregado em outro. Viajamos um dia de viagem, chegamos em Nova Açores, meu pai tem um tio lá, fazendeiro. Fomos pra casa deles. E eles também tinham um rapazinho que estava estudando e ia pro seminário. E viajamos. Quando nós chegamos em Esplanada, no outro dia, chegamos logo cedo e aí nós dormimos dentro do mato. (...) Nós saímos de Araci, fomos no rumo de Nova Açores. De Nova Açores nós saímos umas 3 horas da tarde, daí o meu pai chamou um senhor que chamava, só sei que é Preto, o nome que ele chamava era Preto, não sei se era Zé Preto, ou Francisco Preto, e ele conhecia o caminho. Aí ele pegou o burro, botamos as cargas, ai ele montou em cima e foi embora. Fomos dormir numa fazenda. Ele disse: “- Vamos entrar aqui que tem umas árvores bonita”. Entramos por um caminhozinho estreeeito. E disse: “- Aqui tá bom pra dormir”. Ele acendeu o fogo, as muriçocas estavam atacando demais, aí a fumaça ia levando. Botamos os animais comendo o capim. Antigamente tinha um costume de você ter um animal que ele era um parceiro, e ele não deixava de você, com medo de passar fome. Por isso o animal sempre vivia amarrado (...) Eles comiam, mas não corria (riso). É para ninguém pegar. Ai dormimos na mata, e quem disse que a gente dormia? Quando o dia começou veio o Francisco, estava lá embaixo. O cavalo dele era criado com um chocalho no pescoço para saber onde estava. Ai carregamos tudo, montamos e fomos embora. Quando foi às 16 horas da tarde chegamos em outro lugar. Hoje é uma cidade que chama Itajetiba. Naquele tempo era..., me esqueci o nome dela. O Francisco, o...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios