Tal qual a rosa de Drummond, que furou o asfalto, Rosa furou a borracha, o suor e as lágrimas para nascer no seringal que sua mãe trabalhava, em 1952. Nascida de pai peruano e mãe de Jaci-Paraná, nos conta como foi alfabetizada pelos próprios pais e de como trabalhou muito na infância até poder alternar os estudos em Porto Velho com a ajuda na subsistência da família, dos 8 aos 22 anos. Rosa também nos conta como passou por severas dificuldades e as diversas maneiras de sobreviver em Rondônia: pelo artesanato, pela castanha, pesca, seringal e outros. Sabemos um pouco sobre a morte de seu pai e de dois de seus maridos, e de como deu uma reviravolta em sua vida, lidado com conflitos de terra na região através da Associação dos Seringueiros em Jaci-Paraná.

Lá no meio do seringal foi que eu nasci. Minha mãe me teve lá mesmo. Meu pai foi soldado da borracha. Que, no tempo da guerra, eles cortavam muita seringueira em Rio Branco do Acre, então eles vieram pra cá. A minha casa era de taipa. Ela era de tabuazinha. Eu almoçava e não jantava. Eu só j...Continuar leitura

imagens (5)

legenda: Rosa Maria Lopes

Rosa Maria Lopes

legenda: Rosa Maria Lopes Retrato do Depoente. Mulher sentada na beira do mar em uma praia. Há árvores e vegetação ao fundo.

Rosa Maria Lopes

legenda: Rosa Maria Lopes Retrato do Depoente. Mulher em pé em uma praia. Há árvores e vegetação ao fundo.

Rosa Maria Lopes

legenda: Rosa Maria Lopes Retrato do Depoente. Mulher em pé em um espaço aberto. Há árvores e vegetação ao fundo.

Rosa Maria Lopes

legenda: Rosa Maria Lopes Retrato do Depoente. Mulher dentro da água em pé. Há árvores e vegetação ao fundo.

tipo: Fotografia

Depoimento de Rosa Maria Lopes Entrevistado por Gustavo Ribeiro Sanchez (P/1) Jaci Paraná, 24 de Junho de 2010 Realização Museu da Pessoa Entrevista n° MB_HV130 Transcrito por Michelle de Oliveira Alencar Revisado por Heci Regina Candiani Tags: parto, seringal, imigração peruana, copaíba, ca...Continuar leitura

Título: A rosa que nasceu do seringal

Data: 24/06/2010