Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Angela Maria Bossi
Por: Angela Maria Bossi, 4 de junho de 2021

A pandemia e a escrita terapêutica

Esta história contém:

A pandemia e a escrita terapêutica

Dizem que a escrita é terapêutica. Faz alguns dias que estou pensando em colocar os pensamentos “no papel”, que é a melhor forma para eu me comunicar , independente da escrita perfeita e pontuação correta. Tenho ficado no meu mundo, circulando somente pelo bairro quando necessário e encontrando raramente uma pessoa ou outra, em função da pandemia. Sinto que estou andando em círculos e me questiono até quando isto vai continuar como está... São Paulo é uma cidade que tem violência em muitos lugares, nunca sabemos se vamos voltar para casa, mas este vírus invisível nos amedronta diariamente, colocando nossa vida e sanidade mental em jogo. Não sabemos se vamos ser contaminados, internados, se teremos sequelas ou se vamos morrer, na pior das hipóteses. Hoje, eu soube que uma ex-aluna faleceu: 3 anos de depressão profunda, internação e COVID. Já perdi um amigo e um ex-aluno: COVID.

Como será a vida daqui pra frente? O futuro, das crianças, dos jovens, dos idosos. E o trabalho? Os planos? Os sonhos? Precisamos falar mais sobre a depressão, câncer, suicídio, afinal há prevenção e não se morre só de COVID.

Me pergunto: Por que? Para que? Alguém sabe responder?

Palavras-chave: pandemia, labirinto

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Uma mulher apoiando as outras
Vídeo Texto

Ana Lucia Pedro Fontes

Uma mulher apoiando as outras
Com cara e coragem
Vídeo Texto

Rosa Maria Araújo Santos

Com cara e coragem
Resistência LGBT no Bixiga
Vídeo Texto

Iran de Jesus Giusti

Resistência LGBT no Bixiga
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.