Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Angelo Brás Fernandes Callou, 23 de dezembro de 2019

A Palavra Escrita: 35 anos de docência

Esta história contém:

A Palavra Escrita: 35 anos de docência

A Palavra Escrita

Por Angelo Brás Fernandes Callou

Travessias Acadêmicas das Tecnologias de Comunicação para o Desenvolvimento é um livro comemorativo dos nossos 35 anos de vida acadêmica, minha e de Salett Tauk, nesta Universidade; é também uma comemoração dos nossos 110 ex-alunos, autores-parceiros, hoje professores, pesquisadores, consultores, jornalistas, extensionistas, que realizaram conosco essa travessia, para conquistar, pelo trabalho focado e permanente, o título de mestre. Uma travessia de cumplicidade amorosa, como nos referimos na apresentação do livro, porque tecida de laços de estima e amizade.

Tenho a impressão de que nenhum de nós, que passou por um curso de pós-graduação, jamais se esquecerá desse período da formação universitária. Sou capaz de descrever, em detalhes, as vivências acadêmicas e de lazer com colegas e professores durante o mestrado realizado na Universidade Federal de Santa Maria, há mais de 37 anos. Portanto, Travessias é, também, em certo sentido, uma memória escrita – acadêmica, é verdade –, desse período que cada um de nós vivenciou na pós-graduação da UFRPE. Por isso, essa memória é extensiva a todos os nossos ex-alunos, autores ou não nesse livro. Fiz as contas: foram mais de 300 alunos que frequentaram as aulas de Teoria da Comunicação e de Comunicação Rural (no CMARCR – mestrado em Administração Rural e Comunicação Rural) e de Fundamentos da Comunicação e do Desenvolvimento Local e de Culturas Populares (no Posmex – mestrado em Extensão Rural e Desenvolvimento Local), ministradas por Salett e por mim, em 20 anos ininterruptos dedicados à pós-graduação stricto sensu na nossa universidade. Sem esses alunos dificilmente teríamos construído a nossa travessia acadêmica.

Para além das comemorações, a edição deste livro também se constitui num ato político e de resistência deliberados. Explico. A grande maioria dos nossos...

Continuar leitura
Palavras-chave: palavra, vida universitária, ufrpe
Fechar

Travessias Acadêmicas

Dados da imagem Aquarela realizada em comemoração ao Reitor eleito da UFRPE, Marcelo Carneiro Leão, em 2019.

Período:
Ano 2019

Imagem de:
Angelo Brás Fernandes Callou

História:
A Palavra Escrita: 35 anos de docência

Crédito:
Angelo Brás Fernandes Callou

Tipo:
Ilustração

Aquarela realizada em comemoração ao Reitor eleito da UFRPE, Marcelo Carneiro Leão, em 2019.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

O silêncio entre as palavras
Vídeo Texto

Bartolomeu Campos de Queirós

O silêncio entre as palavras
Botando vento na palavra
Vídeo Texto

Paulo Feliciano Barbosa Neto

Botando vento na palavra
Tempos cruzados
Texto

Moriz Lax

Tempos cruzados
Todos nós precisamos de amor
Vídeo Texto

Andreia Aparecida Evangelista

Todos nós precisamos de amor
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.