Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem:
Por: ,

A militância sindical da Petrobrás

Esta história contém:

A militância sindical da Petrobrás

Vídeo

O meu nome é Francisco de Paula Garcia Caravante, nascido em Lins, São Paulo, no dia 22 de outubro de 1942.

FAMÍLIA

O nome do meu pai é Francisco Garcia Caravante, espanhol, nascido em São Pedro de Alcântara, Málaga, em 1913. Minha mãe é Paula Francine Garcia, descendente de espanhola com italiano, portanto a minha geração já vem da raça espanhola.

Conheci todos os meus avós. Avós paternos, Francisco Garcia Morito e Maria Garcia Gabelho.

Meu pai era motorista de táxi em São Paulo, o tempo maior da vida dele em termos de trabalho, mas ele foi desde agricultor, desde quando eles eram imigrantes vieram para trabalhar na terra. Em 1911, 1913, ele veio para o Brasil, então eles vieram para o interior de São Paulo para trabalhar nas fazendas. A imigração se deve a um movimento em 1910, 11, o grande movimento na Europa. O Franco estava metendo as manguinhas lá. O povo também estava com problema muito sério de ficar lá, então teria que voltar ou sair de lá, foi quando meu avô saiu com a família dele toda, e meu pai também veio para cá. Se estabeleceram pelos lados de Olímpia, interior de São Paulo. Chegaram em Santos e daí, de trem, eles foram a Olímpia, mais ou menos por ali, por aquele lugar. Bebedouro foi onde nasceu minha mãe, inclusive colocaram Bebedouro. Os meus avós então ficaram em Olímpia. Depois o meu avô - não era um homem de ser operário, ou seja, de ser subalterno a algum serviço ou alguma coisa. Ele na Espanha era um diarista. Ele era o gato que arrumava trabalhadores para trabalhar nas terras lá em Marbeia, na Espanha. Marbeia, que é pertinho de Málaga e São Pedro de Alcântara, que é a cidade maior, e depois aqui ele começou e comprou umas terras, comprou um sítio, daí comprou outro sítio e formou uma fazenda. Então meus avós, com meu pai, já eram fazendeiros em 1940. Eles já tinham uma grande fazenda em Lins. Durante a Grande Guerra meu tio foi para Europa lutar no Monte Castelo em 1944, 45,...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Privilégio por participar da Petrobras
Vídeo Texto

Maurício França Rubem

Privilégio por participar da Petrobras
Uma outra história sobre a Petrobrás
Vídeo Texto
Vale a pena sempre lutar
Vídeo Texto

Germino Borges dos Anjos

Vale a pena sempre lutar
Alçou voo para defender direitos para o trabalhador
Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.