Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Sirley da Silva Amaro
Por: Museu da Pessoa, 15 de setembro de 2007

A menina de Pelotas

Esta história contém:

A menina de Pelotas

Vídeo

Meu nome é Sirlei da Silva Amaro. Nasci em Pelotas em 12 de janeiro de 1936. Meus pais se chamam João Xavier da Silva e Ambrosina Soares. E nasci em casa. Naquele tempo os nascimentos, a maioria, eram em casa. A parteira vinha em casa pra ajudar. O meu pai eu conheci ele toda vida como cozinheiro. Consta uma tia dele que me contou que ele arrumou um serviço num navio. Não sei por que nem em que época voltou pra Pelotas com essa experiência. E em Pelotas tem um hotel que chamou-se Hotel dos Estrangeiros. Então ele arrumou trabalho, as pessoas que chegavam já eram indicadas pra esse hotel e a pessoa vai ficando procurada pra fazer.

A minha mãe ela veio parar em Pelotas, também pelo que ela sempre me colocou, vinda de Canguçu. Canguçu é uma cidade que fica, mais ou menos, a uma hora e meia de Pelotas. Mas hoje eu ligo os fatos: em Canguçu tinha muitos negros, então as famílias gostavam de empregadas conhecidas. Era sempre: “Ah, preciso de uma empregada, preciso de uma negra lá em Canguçu!” Quer dizer que ela foi buscada e veio para Pelotas para ser babá na época em que as famílias traziam uma babá pra cada criança.

Só que as coisas foram mudando, lá pelas tantas quando essas crianças estavam grandes, elas não puderam. Porque a minha mãe conheceu o meu pai nessa casa, tinha um cozinheiro que eu não sei lá pelas tantas adoeceu, saiu, e indicaram meu pai, foi aí que eles se conheceram. E quando o meu pai namorou a minha mãe, e anunciou que a minha mãe estava grávida de mim, a minha mãe ficou muito preocupada e disse pra ele, porque a minha mãe imitava a minha madrinha, ela disse: “João, como é tu, Ambrósia é uma moça.” Porque quando a minha mãe veio de fora ela veio viúva e chegou a ter uma filha que tinha falecido já, e a minha mãe disse que a madrinha: “Eu tenho responsabilidades porque ela veio pra nossa família, então tu procura aqui por perto uma casa pra alugar pra ganhar essa criança...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.