Premiado escritor, Rufatto recorda em seu depoimento a infância pobre vivida na cidade de Cataguases, Minas Gerais. Fala sobre o primeiro trabalho, aos seis anos, ajudando um vizinho em seu botequim e dos empregos que teve em Cataguases e em Juiz de Fora. Em relação ao período em que cursou Comunicação na Universidade Federal de Juiz de Fora, ele revive a descoberta da poesia e da literatura. Lembra sobre o difícil começo na cidade de São Paulo, quando morou na rodoviária Tietê e sobre como iniciou sua vida de escritor. Discorre sobre o processo de pesquisa e escrita do romance “De mim já não se lembra” no qual ele reconstrói de forma ficcional cartas trocadas entre seu irmão e sua mãe, ambos já falecidos.

O meu nome é Luiz Fernando Ruffato Souza, eu nasci no dia 4 de fevereiro de 1961, em Cataguases, Minas Gerais. O meu pai era Sebastião Cândido de Souza, embora ele se chamasse também Sebastião Nalon. A minha mãe é Geni Ruffato de Souza. Meu pai era uma pessoa muito curiosa, porque a mãe de...Continuar leitura

imagens (10)

Avós maternos

data (ou período): Ano 1950 Imagem de:

Pais

data (ou período): Ano 1990 Imagem de:

Infância: foto do aniversariante

data (ou período): Ano 1967 Imagem de:

Infância - Aniversário

data (ou período): Ano 1966 Imagem de:

Irmão

data (ou período): Ano 1960 Imagem de:

Filho

data (ou período): Ano 1990 Imagem de:

Família reunida

data (ou período): Ano 1999 Imagem de:

Casa onde nasceu

data (ou período): Ano 2006 Imagem de:

Volta às origens italianas

data (ou período): Ano 1996 Imagem de:

Passeio dos filhos à Austria

data (ou período): Ano 2013 Imagem de:

Avós maternos

Foto da década de 50. São os avós maternos do depoente, Giovanni Ruffato e Maria Miqueleto, imigrantes italianos.

período: Ano 1950

Pais

A foto é da década de 90, mas o depoente não sabe precisar o ano. São seus pais, Sebastião Cândido e Geni Ruffato.

período: Ano 1990

Infância: foto do aniversariante

Essa foto é do dia 4 de fevereiro de 1967, quando o depoente fazia 6 anos. A foto foi tirada por outra pessoa, que estava comemorando o próprio aniversário e convidou um fotógrafo. Como também era aniversário de Luiz, ele acabou ganhando o registro fotográfico.

período: Ano 1967

Infância - Aniversário

Luiz Ruffato aos 5 anos. O depoente conta que recuperou essa foto depois de muito tempo. Ruffato conta que quase não tem fotos da infância, pois era muito pobre. Os registros que possui foram recuperados dos acervos de outras pessoas, como essa foto em que aparece apenas as mãos de alguém, uma estranha para ele. A irmã de Ruffato recuperou essa foto depois que ele ficou conhecido como escritor, quando alguém deu para ela o registro.

período: Ano 1966

Irmão

José Célio, irmão do depoente aos 8 anos. A foto foi tirada na escola.

período: Ano 1960

Filho

Filipe Ruffato, filho do depoente, aos 6 anos, brincando no parque.

período: Ano 1990

Família reunida

Família reunida em Cataguazes: Helena Ruffato (filha do depoente), Luiz Ruffato (depoente) e seus pais, Geni e Sebastião

período: Ano 1999

Casa onde nasceu

Casa onde o depoente nasceu e morou até os 9 anos. De acordo com Luiz Ruffato, a foto foi tirada "muitos e muitos" anos depois que ele morou no local, e hoje a casa não existe mais.

período: Ano 2006

Volta às origens italianas

Esta foi a primeira viagem do depoente para fora do Brasil. Ele escolheu ir para a cidade italiana onde os avós maternos nasceram.

período: Ano 1996

Passeio dos filhos à Austria

Filipe e Helena, filhos de Luiz Ruffato, em viagem de passeio à Serfaus (Áustria), numa estação de esqui.

período: Ano 2013
tipo: Fotografia

Conte sua História – Correios 350 anos – aproximando pessoas Depoimento de Luiz Fernando Ruffato Souza Entrevistado por Karen Worcman e Rosana Miziara São Paulo, 27 de junho de 2013. Realização Museu da Pessoa HVC_024_Luiz Fernando Ruffato Souza Transcrito por Pedro Carlessi História de v...Continuar leitura

Título: A literatura com paixão