Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

A consciência

Esta história contém:

A consciência

Quando completei 5 anos e 2 meses, nascia minha irmã e meu avô partia para Portugal. Esses acontecimentos são as referências que diferenciam minhas memórias mais recentes.

Sinto que mergulhar em mim é como uma travessia até o ponto mais profundo do oceano. A cada segundo uma correnteza de sensações e lembranças sobrepondo uma a outra.

Entre escolher o judô no lugar do ballet, sentir minha “vódrasta” dedilhar minhas costas como se tocasse piano e lembrar das danças ensaiadas entorno de lençóis amarrados entre os beliches imensos.

Prefiro a sensação do abraço rolado na cama. Não consigo me lembrar o que impulsionava esse carinho, mas sei que esse ato era o estopim da gargalhada. Me acolhe a sensação de quando meus pais me abraçavam e rolávamos de ponta a ponta, me fazendo lembrar que aquele momento era repleto de amor, cumplicidade e confiança.

Era como um ritual para extravasar.

Por coincidência, hoje é aniversario do meu querido pai, dia 17 de agosto de 2020 ele completa 55 anos. E por maior coincidência, hoje faz 4 anos do falecimento da minha avó, mãe do meu pai aniversariante. A vida é um detalhe e lembrar dessas sensações hoje, foi um privilégio.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Das seringueiras nasceu Iara
Vídeo Texto

Iara Souza Vicente

Das seringueiras nasceu Iara
Vencendo o desconhecido
Vídeo Texto

Renata Barros Taube

Vencendo o desconhecido
Texto

Mônica Zagallo Camargo

"Aprender, conviver e multiplicar"
O que importa é o outro
Vídeo Texto

Cristiano Burlan da Silva

O que importa é o outro

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.