Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

A entrevistada de hoje e também homenageada para o projeto Museu da Pessoa do Colégio Católica é Indianara Cristina Gomes Souza Carvalho, conhecida como Indy pelos seus amigos próximos. Indianara é fisioterapeuta e trabalha como servidora pública em Ipatinga há quase 20 anos. É casada e mãe de um lindo rapaz. A família da Indianara é conhecida de longa data da minha família. Seu pai trabalhava na mesma empresa que meu avô materno e sua irmã estudou muitos anos com minha mãe durante o colégio.

Atualmente, minha mãe faz parte da mesma equipe de reabilitação que a Indianara, conhecendo de perto seu empenho no cuidado com os pacientes no setor de Fisioterapia. Indianara se destaca por ser extremamente técnica e eficiente, desempenhando seu trabalho com maestria e humanidade. Sua educação e o sorriso sempre estampado no rosto são sua marca registrada. Depois de conhecer um pouco sobre a Indianara, vamos agora saber sua opinião sobre o dia da Consciência Negra, racismo e igualdade racial:

1) O dia da Consciência Negra é sempre celebrado no dia 20 de novembro, mas este ano terá um grande diferencial, pois pela primeira vez na história do Brasil será feriado nacional. Qual a importância desta data para você?

Nos dias atuais é muito comum lidarmos com situações de racismo na nossa sociedade. A partir do momento que a data 20/11 torna-se feriado nacional, fica mais evidente a importância do combate ao racismo, de refletirmos sobre o período da escravidão, da falta de oportunidade que os negros ainda enfrentam no mercado de trabalho e da necessidade da valorização de uma raça que já foi tão desvalorizada.

2) Todos os dias, presenciamos no nosso cotidiano situações de preconceito racial e racismo, seja através das mídias sociais ou por relatos de pessoas próximas. Você já vivenciou alguma situação assim?

Tenho um relato que aconteceu comigo em 2005, durante meu trabalho. Ao entrar na sala de atendimento...

Continuar leitura
Fechar

Indianara Cristina (Indy)

Dados da imagem Indianara Cristina (Indy)

Local:
Brasil

Imagem de:

História:
Theo Ragonezi

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Se o racismo fosse determinante, eu não tinha virado doutora
Áudio Vídeo Texto
Empregabilidade para afrodescendentes
Vídeo Texto

Patrícia Regina Dias dos Santos

Empregabilidade para afrodescendentes
O sentimento de luta nasce ao ouvir Martin Luther King
Vídeo Texto
Uma passagem mais confortável pelo Colégio
Vídeo Texto

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.