Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Maria Alice
Por: Giselle Rabelo, 19 de novembro de 2024

Sofia Bastos

Esta história contém:

Sofia Bastos

Tia Preta, é como nós a chamamos, seu nome é Maria Alice, ela é irmã do meu avô paterno. Na família do meu avô seus irmãos, são bem diferentes uns dos outros, tem branquinhos, morenos e negros, pois minha bisavô era branca e meu bisavô Negro.

Tia Preta, seu apelido desde infância, assim como toda sua família veio de Bom Jesus do Galho. Vieram para Timóteo morar com o seu Tio. Um irmão após o outro veio para a cidade em busca de oportunidades que na roça não tinha, principalmente antigamente. Ela se casou e foi morar em Nova Era, porem o casamento não foi como o esperado, mas o fruto dele deu a ela um filho muito lindo, que deu forças para ela continuar sua jornada.

Após a separação ficou vivendo com seu filho na casa da sua mãe, e trabalhando na escola Municipal aqui em Timóteo, fez concurso e passou e ali permaneceu até se aposentar. Sua vida foi dedicada a estudar e educar seu filho. Quanto preconceito viveu por ser mãe solo, por sua cor, por vir do interior. Mas sua perseverança e dedicação não foram em vão, estudou seu filho, o ajudou a fazer faculdade, que chegou trabalhar em empresa renomada aqui em Timóteo, e oportunidades maiores alcançou indo para o exterior e hoje mora no Rio de Janeiro com sua família.

Tia Preta após ter formado e encaminhado seu filho, conseguiu comprar seu apartamento, tirou carteira, comprou seu carro, e hoje consegue olhar para trás, por tantos desafios que passou e conseguiu vencer, lutando dia após dia e se sente vitoriosa.

Ela é uma tia muito carinhosa e brava ao mesmo tempo, brincamos que ela não tem muito filtro para falar não... é presente na vida de seus sobrinhos e sobrinhos netos, nós a amamos muito.

Fechar

Sofia e tia Preta

Dados da imagem Sofia e tia Preta

Local:
Brasil

Imagem de:

História:
Sofia Bastos

Tia Preta

Dados da imagem Tia Preta

Local:
Brasil

Imagem de:

História:
Sofia Bastos

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Isso é o que me dá vida
Vídeo Texto

Eduardo Fernandes

Isso é o que me dá vida
Construindo uma história todos os dias
Texto

Ivana Barradas Figueiredo

Construindo uma história todos os dias
Parceria construtiva
Texto

José Fonseca Duarte Junior

Parceria construtiva
De empacotador a diretor.
Vídeo Texto

Marcos Batista de Assis

De empacotador a diretor.

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.