Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Fernando Doutel
Por: Fernando Doutel, 23 de julho de 2024

Lembranças

Esta história contém:

Lembranças

Capítulo 1 – Velotrol e tocos de madeira

Muitas das minhas lembranças de infância são da escola. Antes disso, lembro de alguns episódios aleatórios, quando era bem criança, antes inclusive da escola e das amizades que duram até hoje. Lembro que na minha rua, era comum haver enchente. E era comum a molecada brincar naquela água, fazendo a festa quando chovia mais forte. Tentando buscar pela memória qual lembrança seria a mais antiga, algumas se perdem no tempo, sem que eu saiba precisar ao certo qual a mais antiga. Mas posso garantir, com certeza, que uma das mais antigas é com relação ao meu “velotrol”, um triciclo de plástico.

Lembro que ganhei-o como presente de Natal, num Natal no final da década de 60 ou início dos anos 70... Véspera de Natal, naquela noite chovia, e o quarto da minha mãe estava inexplicavelmente com a porta fechada, coisa que nunca acontecia. A gente tinha como vizinhos um casal de velhinhos, muito simpáticos; ele era João, ela não consigo me lembrar o nome. (Dona Rosa, me avisa meu irmão). Me pareciam ser alemães, um senhorzão grande, pele alva e cabelos brancos, como imaginava ser todo alemão, na minha infância. Era ele quem fazia as vezes de médico e enfermeiro na vila: tudo ele sabia, todos os remédios era ele quem tinha e fornecia. Curativos na molecada, mercúrio cromo e merthiolate, injeções, era tudo com ele. Nesta noite de Natal, eles estavam conosco. Chegada a meia noite, a mãe me manda ir ao quarto, pois ela havia ouvido um barulho, e pediu pra eu ir ver o que acontecia. Ao abrir a porta, lá estava ele: o velotrol, molhado de chuva, como presente do Papai Noel. Não pude deixar de notar as pegadas do suposto Papai Noel que vinham da janela, displicentemente deixada aberta, pela qual ele entrara e deixara o presente. Já naquela época, eu descobri que foi um outro vizinho, previamente combinado, quem deixara o presente.

Esse foi com certeza um dos objetos mais perigosos que já tive: com...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

As Vilas de Minha Vila Isabel
Texto

Antonio Ranauro Soares

As Vilas de Minha Vila Isabel
Uma mulher apoiando as outras
Vídeo Texto

Ana Lucia Pedro Fontes

Uma mulher apoiando as outras
O Brasil precisa conhecer o Brasil
Vídeo Texto

Laura Sales Magalhães Motta

O Brasil precisa conhecer o Brasil
O sabor de ensinar
Vídeo Texto

Claudia Jessica Ribeiro Marcondes

O sabor de ensinar
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.