sobre a coleção

criada em: 23/06/2022

A coleção Vidas Indígenas: A ancestralidade vive na memória apresenta quatro vídeos produzidos sobre indígenas de três povos: Guarani Mbyá, Tupinambá de Olivença e Nawa. Os registros são o resultado de uma formação virtual em memória e mídias, que aconteceu durante o ano de 2021, com o objetivo de que jovens indígenas registrassem as histórias de vida dos anciãos e anciãs, preservando as narrativas de vida do seu povo. Na formação, elaborada pela equipe do Museu da Pessoa em parceria com a Rádio Yandê e Ailton Krenak, participaram duas pessoas de cada povo - que transmitiram as metodologias para outros da comunidade.

Além dos quatro vídeos elaborados em conjunto, durante o período de formação, a coleção conta também com cinco vídeos editados, gravados pelo povo Nawa, em colaboração com Jonas Samaúma e Diana Freixo.


As histórias que compõem essa coleção, apesar de serem de povos e localidades diferentes, se versam sobre os mesmos temas: luta, resistência e reconhecimento da identidade.
O registro da memória e a preservação das histórias dos mais velhos aparece aqui como um antídoto contra o esquecimento - e mais um instrumento para a luta diária dos indígenas que resistem no Brasil.

Conheça o vídeo sobre o projeto clicando aqui: https://www.
youtube.com/watch?v=ttSMwX0g5CQ

O projeto "Matchfunding Vidas Indígenas" é uma realização do Museu da Pessoa, co-idealizado pela Benfeitoria e pela SITAWI, com apoio do BNDES.


coleções que você pode se interessar

Histórias que mudam o mundo

Autor: Museu da Pessoa

Suburbia

Autor: Museu da Pessoa

Vidas no Campo

Autor: Museu da Pessoa

Doadores de Sabedoria

Autor: Museu da Pessoa