Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa,

Eu sou 'piolho da mata'

Esta história contém:

Eu sou 'piolho da mata'

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Memória Nawa

Depoimento de Lucila da Costa Moreira Nawa Mariruni

Entrevistada por Jonas Samaúma, Anália e Paulo Almeida

_________________, (data?)

Realização: Museu da Pessoa

Entrevista nº PCSH_HV1259

Revisada por Genivaldo Cavalcanti Filho

(00:00:23) R - Boa tarde. Eu vou contar a minha história. Eu nasci na República, o meu pai trabalhava cortando seringa com o Bolota, e a gente sempre ficava andando, sempre passando, um ano em um campo, outro, no outro, mas sempre na República ou nessa terra aqui, do Novo Recreio. Trocava de colocação porque tinha que trabalhar na seringa.

Quando a gente tinha uns quatro anos de idade, a gente veio para a República. A gente passou uns seis anos morando na República, ali na Aldeia Abacateiral. O nome dessa aldeia é porque realmente tinha muito abacate que foi plantado pela minha mãe; não são mais os mesmos pés, mas são frutos dessa plantação. E eu estudei até a segunda série na República.

(00:01:53) P/1 – Essa Aldeia Abacateiral, como era naquele tempo?

R - Lá moramos nós e a Marina, que era avó do Paulo Almeida (Nukini) e o seu Basto, que era casado com a filha da Marina, nesse Abacateiral. Com o passar do tempo a gente cresceu. Quando chegou a demarcação da terra dos Nukini - não lembro bem o ano que foi - teve o levantamento das pessoas. O Humberto Jorge era o cacique geral do povo Nukini, e ele fez o levantamento das pessoas.

Lá morava a minha avó, que não era índia, porque essa minha avó foi casada com um índio, teve três filhos e um deles foi a minha mãe. Ele disse que minha avó não poderia ficar lá, que minha avó tinha um filho que gostava de brigar, era valente, então ele não queria lá por esse motivo. Eles achavam que esse meu tio era muito valente e lá só poderia ficar a família da mamãe, que era papai e nós, os filhos. Mamãe não aceitou a proposta do Humberto, porque a mãe dela vinha embora e não sabia para onde ia, então ela ia acompanhar a mãe dela e a...

Continuar leitura

Título: Eu sou 'piolho da mata'

Local de produção: Brasil / Mâncio Lima

Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios