Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

A morte me encontrou nessa noite, em sonho, na fronteira entre o dia 20 e 21 de abril de 2020. Um dia antes, tive a triste notícia da morte de uma ex-colega de trabalho, uma psicanalista brilhante com pouco mais de 50 anos. A notícia da sua partida, por si só, já disparou muita angústia, que foi potencializada ao saber que ela havia se suicidado. A noite que veio após essa trágica notícia, trouxe uma cena onírica de morte. Eu estava em fuga. Havia pego documentos e imagens comprometedoras de uma organização mafiosa. A máfia me encontrou e veio cobrar a dívida. Eu pensava o tempo na minha filha Alice de 3 anos, pois sentia que meu fim estava próximo. Enrolei os documentos e fotografias num lençol (que foi meu quando criança e que hoje pertence a ela), fazendo uma espécie de despedida. Não me deixaram nem eu me virar. O tiro veio pelas costas. Senti muita dor e fiquei me perguntando: “eu morri mesmo”? Acordei muito aflita e penso que, sem dúvida, essa construção anda de mãos dadas com o que temos vivido nesses tempos de pandemia.

Que associações você faz entre seu sonho e o momento de pandemia?

A pandemia tem nos aproximado da morte seja em termos reais pelos desdobramentos que a doença pode ter, seja pela morte daquilo que já nos era conhecido (das nossas rotinas de vida, da forma como nos relacionávamos, etc.). A morte como perda e ganho de potência a todo momento, pois se ela é fim é também possibilidade de renascimentos.

Palavras-chave: morte, máfia, filha, suicidado, suicídio

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Máfia
Data: 20 de abril de 2020
Personagem: Sonhadora 332
Autor: Inventário de Sonhos

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

As Vilas de Minha Vila Isabel
Texto

Antonio Ranauro Soares

As Vilas de Minha Vila Isabel
Vídeo Texto
A vida só se viabiliza através do cuidado
Vídeo Texto

Ana Cláudia Quintana Arantes

A vida só se viabiliza através do cuidado
Texto

Adam Edward Drozdowicz

"Eu sou um sobrevivente, óbvio"

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.