Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

OS IMIGRANTES ITALIANOS - (José Augusto Pereira)

Esta história contém:

IMIGRAÇÃO ITALIANA - Para compreender a imigração dos italianos para o Brasil, é necessário analisar os aspectos do nosso país durante o século XIX.

A Grã-Bretanha - superpotência da época, pressionou fortemente o Brasil para acabar com o tráfico negreiro que supria as necessidades de mão-de-obra com a importação de escravos da África. A Lei Eusébio de Queirós proibiu o tráfico negreiro em 1850 e, a partir deste momento, começou a falta de mão-de-obra nas zonas rurais em que se expandia a cultura cafeeira. A fazenda Santa Eudóxia atravez da mão-de-obra de 248 escravos, conseguiu derrubar a floresta, destocar o mato e deixar a terra pronta para o plantio das primeiras lavouras de café. Visconde da Cunha Bueno era dono de grandes plantéis de escravos, mas não possuia mão de obra suficiente para cultivar 331 quilômetros quadrados de terra virgem. Na margem do Rio Quilombo, havia um Quilombo bem nas terras da Fazenda Santa Eudóxia, onde acontecia com freqüência a fuga dos escravos para o Quilombo. A nação brasileira passava por um período de fermentação das idéias abolicionistas. Novas leis, como a Lei do Ventre Livre (1871) e a Lei dos Sexagenários (1885) anunciavam o fim próximo da escravidão.

É comum afirmar-se erroneamente que a libertação dos escravos em 1888 desencadeou a falta de mão-de-obra nas lavouras quando os escravos libertos saíram das fazendas para as grandes cidades. Isto aconteceu em pequena escala e a principio tudo seria limitadamente resolvido com a vinda dos imigrantes.

A Fazenda Santa Eudóxia precisava a produzir quase dois milhões de arrobas de café de qualidade, para honrar compromisso de vendas do Café “Santa Eudóxia”, para o governo imperial da Rainha Inglesa Alexandria Vitoria (1819-1901), que encomendara 1500 arrobas do “café Santa Eudóxia”. Por isso, o cultivo, a colheita e beneficio de um café de qualidade, necessitava cada vez mais de mão-de-obra em quantidade e qualidade...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Em busca das origens
Vídeo Texto

Lucia Wong Desbrosses

Em busca das origens
Fazendo nossa história no Brás
Vídeo Texto
Uma ativista imigrante
Vídeo Texto

Jobana Moya Aramayo

Uma ativista imigrante
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.