Facebook Info Ir direto ao conteúdo
Personagem: Jobana Moya Aramayo
Por: Museu da Pessoa, 4 de agosto de 2022

Uma ativista imigrante

Esta história contém:

Uma ativista imigrante

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Tecban - Histórias Diversas

Entrevista de Jobana Moya Aramayo

Entrevistada por Lucas Torigoe e Mathilde Rousseaux

São Paulo, 04/08/2022

Realização: Museu da Pessoa

Entrevista nº PCSH_HV1250

Revisada e traduzida por Genivaldo Cavalcanti Filho

(00:16) P/1 - Jobana, obrigado por estar aqui. Que bom que deu certo, que deu tempo! A primeira pergunta eu sempre falo que é muito difícil. Qual é seu nome completo, local de nascimento e data?

R - Meu nome é Jobana Moya Aramayo. Nasci em doze de fevereiro de 1981 em Cochabamba, Bolívia.

(00:36) P/1 - Os seus pais te contaram como foi o dia que você nasceu? Você sabe dessa história?

R - Sabe que é um tema que não conversamos muito? Só sei que eu nasci às duas da tarde e meus pais me levaram de Quillacollo a Cochabamba, que era o lugar onde tinham o seguro médico para que eu pudesse nascer. Meu papai é [operário] fabril, trabalhava numa empresa e tinha esse benefício. Acho que é só isso que eu sei. (risos) Nunca perguntei muito sobre o tema.

(01:16) P/1 - Eles não falaram se foi complicado ou se demorou pra chegar lá?

R - Não. Foi um parto normal. Minha mãe, acho que teve uma boa experiência, porque ela nunca falou que foi complicado, difícil.

(01:34) P/1 - Qual é o nome completo da sua mãe?

R - É Rubi de Aramayo Choque.

(01:40) P/1 - Ela nasceu onde?

R - Ela nasceu na Argentina, mas só ficou alguns dias lá. Depois eles se mudaram porque meu avô era mineiro, então eles ficavam andando pelas minas, nas fronteiras.

(01:56) P/1 - Então me fale um pouquinho da família da sua mãe. De onde eles são, o que eles fazem.

R - Tá. A mãe da minha mãe se chama Nicácia Choque. Ela era órfã e ficava nos centros mineiros. Meu avô se chama Hermano Aramayo Alcocer, mas Aramayo é nosso apellido [sobrenome] porque seu pai mudou o sobrenome e adotou o nome da mina onde ele trabalhava. Era uma das maiores minas na Bolívia. Falam que o sobrenome na realidade era Gambier. Não...

Continuar leitura

Título: Uma ativista imigrante

Data: 4 de agosto de 2022

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo

Personagem: Jobana Moya Aramayo
Entrevistador: Lucas Figueirêdo Torigoe
Autor: Museu da Pessoa
Patrocionador: TecBan

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios