Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa,

''Não consigo me recusar de algo que agente pode contribuir para os projetos do grupo.''

Esta história contém:

E/1 - Cássio, a gente sempre começa pelo nome completo, local e data de nascimento. R – Meu nome é Cássio José Schreiner, eu nasci em Canoinhas, Santa Catarina, em 19/03/1971. E/1 – Ta. Nome dos seus pais? R – Geraldo Schreiner e Terezinha Bueno Schreiner. E/1 – Eles nasceram lá também? R – Meu pai em São Bento do Sul, minha mãe em São Sebastião dos Ferreiras. E/1 – Santa Catarina? R – Santa Catarina ambos! E/1 – Atividade dos seus pais? R – Meu pai é bancário aposentado atualmente e minha mãe do lar. E/1 – Certo. Agora vamos falar um pouco da sua infância. Você nasceu em Canoinhas, você morou lá muito tempo? Conta um pouco... R – Pouquíssimos meses. Eu... Quando eu tinha três meses de idade meu pai recebeu uma oferta de transferência de cidade e nós fomos morar em Medianeira no interior do Paraná, na região Sudoeste, entre Cascavel e Foz do Iguaçu, cidade muito próxima à Foz do Iguaçu. E/1 – Certo. E o que você se lembra dessa... Que idade você tinha quando mudou para lá? R – Três meses de idade, ou seja, eu era um bebê. Eu passei toda a minha infância, todos os cursos, pré-escola, primário, ginásio, secundário e comecei minha faculdade na região, né? A faculdade eu comecei em Foz do Iguaçu e enfim, eu passei toda a minha infância, todos os momentos de infância nessa cidade. Uma vida bastante pacata, rotineira, porém, com uma qualidade de vida excepcional. E/1 – E como era o Cássio lá em Medianeira, pequenininho, era muito... Como é que era, as brincadeiras que você gostava, o que você gostava? R – Eu sempre fui uma pessoa bastante centrada em estudar, sempre me dediquei. Ainda me considero criança, mas já buscava discutir com os meus pais o início de uma vida profissional, comecei cedo profissionalmente, contra a vontade dos pais, na verdade quando eu tinha 13 ou 14 anos eu comecei a trabalhar como auxiliar de escritório...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Memória Votorantin

Depoimento de Cássio José Schreiner

Entrevistada por Cássia Fragata e Tatiana Carlote

São Paulo, 21/06/2006

Realização Instituto Museu da Pessoa

Entrevista MV-HV_054

Transcrito por: Carlos Sampietri

E/1 - Cássio, a gente sempre começa pelo nome completo, local e data de nascimento.

R – Meu nome é Cássio José Schreiner, eu nasci em Canoinhas, Santa Catarina, em 19/03/1971.

E/1 – Ta. Nome dos seus pais?

R – Geraldo Schreiner e Terezinha Bueno Schreiner.

E/1 – Eles nasceram lá também?

R – Meu pai em São Bento do Sul, minha mãe em São Sebastião dos Ferreiras.

E/1 – Santa Catarina?

R – Santa Catarina ambos!

E/1 – Atividade dos seus pais?

R – Meu pai é bancário aposentado atualmente e minha mãe do lar.

E/1 – Certo. Agora vamos falar um pouco da sua infância. Você nasceu em Canoinhas, você morou lá muito tempo? Conta um pouco...

R – Pouquíssimos meses. Eu... Quando eu tinha três meses de idade meu pai recebeu uma oferta de transferência de cidade e nós fomos morar em Medianeira no interior do Paraná, na região Sudoeste, entre Cascavel e Foz do Iguaçu, cidade muito próxima à Foz do Iguaçu.

E/1 – Certo. E o que você se lembra dessa... Que idade você tinha quando mudou para lá?

R – Três meses de idade, ou seja, eu era um bebê. Eu passei toda a minha infância, todos os cursos, pré-escola, primário, ginásio, secundário e comecei minha faculdade na região, né? A faculdade eu comecei em Foz do Iguaçu e enfim, eu passei toda a minha infância, todos os momentos de infância nessa cidade. Uma vida bastante pacata, rotineira, porém, com uma qualidade de vida excepcional.

E/1 – E como era o Cássio lá em Medianeira, pequenininho, era muito... Como é que era, as brincadeiras que você gostava, o que você gostava?

R – Eu sempre fui uma pessoa bastante centrada em estudar, sempre me dediquei. Ainda me considero criança, mas já buscava discutir com os meus pais o início de uma vida...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

S.E.R. E.U.
Texto

Walter Schalka

S.E.R. E.U.
1º dia em 1º de Abril.
Texto

Sandra Biasotto

1º dia em 1º de Abril.
Amor cimentado
Texto

Mário Franceschi Fontoura

Amor cimentado
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.