Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa,

Tecnologia na Escola

Esta história contém:

P/1 – Então Ageni, pra começar, eu vou pedir para você falar o seu nome completo, a data e o local do seu nascimento.

R – Bem meu nome então, sou a professora Ageni Turmena. Eu nasci na cidade de Irani, em Santa Catarina, 25 de outubro de 1966.

P/1 – Legal e Ageni, o quê que você lembra dessa casa na qual você nasceu? Como é que era a casa da sua infância, a casa que você cresceu?

R – Bem, eu até os 12 anos, eu morei no interior. Era uma casa de alvenaria… de madeira, né, (risos). Era uma casa de madeira

P/1 – E do quê que vocês brincavam, quando criança? O quê que vocês faziam?

R – Olha. a gente brincava de pega-pega, de esconde-esconde, de subir em árvores, brincadeira do anel, de boneca.

P/1 – Bacana. E aí, na casa de vocês, como é que eram os hábitos, o cotidiano, assim? Todo mundo comia junto? O quê que o pai e a mãe faziam?

R – Sim, a gente fazia todas as refeições juntos, o café da manhã, o almoço, a janta. Na época assim, eu lembro que a gente não tinha, até os cinco anos assim, a gente não tinha energia elétrica, aí depois a gente começou a ter, foi assim, bem… bem importante.

P/1 – Legal. Você descreveu um pouco a sua casa e como é que era ao redor? Vocês tinham um quintal grande? Teus pais eram agricultores?

R – Sim, eles eram agricultores, plantavam milho, soja, criavam suínos, a gente tinha vaca de leite. Ao redor de casa assim, eu lembro que a gente tinha uma pequena horta, a gente não tinha grama plantada como a gente tem hoje.

P/1 – Legal. E Ageni, perguntando de escola, qual a tua primeira lembrança de escola assim? Lembra do primeiro dia?

R – Olha, foi assim, muito emocionante. Era assim, a gente não via a hora de chegar na escola, conhecer a professora, os colegas, assim, foi bem…

P/1 – Legal. E como é que era a escola que você frequentou? Na infância.

R – Era uma...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF
Programa Concórdia Digital Formando Cidadãos Depoimento de Ageni Terezinha Turmena Entrevistada por Gustavo Ribeiro Sanchez Concórdia, 25/04/2013 Código: CD_TM003 Realização Museu da Pessoa Revisado por: Ivone Islas Silva

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Teoria e prática
Vídeo Texto

Simone Pereira Assafin

Teoria e prática
Uma escola que integre o mundo de hoje
Texto
Professor por vocação
Texto

Edésio del Santoro

Professor por vocação
Pelos caminhos da Arte
Vídeo Texto

Maria Cecília de Camargo Aranha Lima

Pelos caminhos da Arte
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.