Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Ricardo Young Silva
Por: Museu da Pessoa, 30 de maio de 2008

Cidadania empresarial: um olhar para o todo

Esta história contém:

Cidadania empresarial: um olhar para o todo

Vídeo

IDENTIFICAÇÃO O meu nome é Ricardo Young Silva, eu nasci na cidade de São Paulo, 07 de fevereiro de 1957. ATIVIDADE ATUAL Sou empresário. INSTITUTO ETHOS Primeiros contatos Essa história é antiga. Desde o início da minha atividade empresarial, eu nunca consegui entender... Aliás, desde que eu estudei Administração, eu nunca consegui entender como que uma coisa tão sofisticada quanto uma empresa poderia servir ao único propósito de gerar lucro. Quer dizer, pra mim, essa era uma lógica do capitalismo que nunca me pareceu muito consistente. Na minha empresa, eu sempre vi o lucro como um resultado da realização dos objetivos da empresa. Como a minha empresa é na área de educação e de editoria, de produção de livros, talvez fosse até mais fácil ter essa abordagem, porque quando você trabalha com educação a questão do lucro é sempre o resultado paralelo, ou secundário da atividade. Mas no decorrer de toda a minha atividade profissional eu procurei encontrar caminhos em que eu pudesse ver uma finalidade mais nobre pras empresas. Eu me envolvi muito com o movimento de franquias porque eu já via no sistema de franquia uma forma inovadora de olhar a empresa. No sistema de franquia você não tem um dono; na verdade, você tem uma espécie de cooperativa de empresários, que se unem em torno de um objetivo. Então, eu via vários elementos interessantes como partilhamento do resultado - cada um tem lucro no sistema de acordo com a sua dedicação ao processo -, o franqueador detém o know how do sistema, mas se ele não alimenta a rede com inovações o tempo todo ele perde a competitividade junto ao franqueado. Bom, enfim, essa foi a minha experiência durante muitos anos. E durante essa experiência de franquia a questão da ética empresarial sempre foi muito importante porque numa relação de franquia se não houver confiança não existe marca. Então, as relações éticas sempre foram muito importantes pra...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto: Instituto Ethos

Entrevistado por: Rosali Henriques (P/1)

Depoimento de: Ricardo Young Silva

Local: São Paulo

Data: 30/05/2008

Realização: Instituto Museu da Pessoa.Net

Código: ETH_CB038

Transcrito por: Michelle de Oliveira Alencar

Revisado por: Cristina Harumi Chiguti

P/1 – Vamos começar primeiro perguntando o seu nome completo, local e a data do seu nascimento.

R – Tá. O meu nome é Ricardo Young Silva, eu nasci na cidade de São Paulo, 07 de fevereiro de 1957.

P/1 – E qual a sua atividade atual?

R – Sou empresário.

P/1 – Eu queria que você contasse pra gente como deu o seu envolvimento com o Instituto Ethos.

R – Bom, essa história é antiga, desde o início da minha atividade empresarial eu nunca consegui entender, aliás, desde que eu estudei administração eu nunca consegui entender como é que uma coisa tão sofisticada como uma empresa poderia servir ao único propósito de gerar lucro. Quer dizer, pra mim, essa era uma lógica da administração que, do capitalismo, né, que nunca me pareceu muito consistente. E como empresário, na minha empresa, eu sempre vi o lucro como um resultado do atingimento, da realização dos objetivos da empresa, né? Como a minha empresa é uma empresa na área de educação e de editoria, de produção de livros, talvez fosse até mais fácil ter essa abordagem, né, porque quando você trabalha com educação, a questão do lucro é sempre o resultado paralelo ou secundário da atividade. Mas no decorrer de toda a minha atividade profissional, eu procurei encontrar caminhos em que eu pudesse ver uma finalidade mais nobre pras empresas. Eu me envolvi muito com o movimento de franquias porque eu já via no sistema de franquia uma forma inovadora de olhar a empresa, porque do movimento de franquia você… num sistema de franquia você não tem um dono, na verdade você tem uma espécie de cooperativa de empresários, né, que se unem em torno de um objetivo. Então já num sistema de...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

O legado da liderança
Vídeo Texto

Eudimar dos Santos Viana

O legado da liderança
Uma engenheira agrônoma no Banco do Brasil
Texto

Eliane Mattioli Alves de Sousa

Uma engenheira agrônoma no Banco do Brasil
Minha vida na Juréia - Sustentabilidade em pauta
Vídeo Texto
A beleza da natureza é fonte de vida
Vídeo Texto

Delbanor Melo Viana (Sr. Arraia)

A beleza da natureza é fonte de vida
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.