Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 5 de abril de 2012

Os braços de quem ergueu São Paulo

Esta história contém:

Os braços de quem ergueu São Paulo

Vídeo

P/1 — Eronides, seja bem-vindo ao Museu da Pessoa. Por favor, o seu nome completo.

R — Eronides Ferreira da Silva.

P/1 — O local e a data de nascimento do senhor.

R — 14 de setembro de 1923.

P/1 — Onde o senhor nasceu?

R — Garanhuns.

P/1 — Conta o nome dos seus pais, a história da sua família. Você lembra o nome do seu pai e da sua mãe?

R — É, a gente sempre notou, mas tudo meio difícil. A pessoa pobre, do mato, que não sabe ler e escrever... A gente fica meio sem jeito, mas o que vai fazer? Gente que sabe, sabe. Quem não sabe tem que se virar. Foi o que aconteceu comigo, porque quando eu vim para cá, quando era moleque... Tinha uns cinco irmãos, tudo pilantra, que lá ninguém trabalha... É igual o Lula. Eu vim para cá e nós tínhamos uma brincadeira de pegar cobra. No tempo do inverno, a cobra entrava dentro de um buraco — quando fazia sol — e ficava só metade pra cima, tomando sol, e a outra metade para dentro do buraco. Quando ela está assim, não sai do buraco de jeito nenhum. Pode sair um pedaço, mas... Nós saímos para poder trabalhar na roça e estava uma puta de uma cobra desse tamanho para fora. Nós largamos as enxadas em casa para pegar estilingue pra matar cobra, e quem sabia atirava. Fomos lá tudo… Até que a cobra morreu, ficou metade para fora e a metade dentro do buraco. Tinha meu irmão, que era muito esperto e falou: “Vamos amarrar uma corda para puxar.” Pegamos uma corda, amarramos bem e eu falei: “Vou puxar.” Ele pegou, pôs a corda perto dele, pôs a corda e saiu. Eu gritei: “Um, dois e três, pula!” Ele pulou de uma vez e a cobra saiu de dentro do buraco. Tinha morrido? Quando ela está viva ela incha, e quanto mais ele corria, mais a cobra corria atrás dele (risos). Vai e corre, vai para lá, vem para cá e a cobra em cima dele. Onde ele ia a cobra estava em cima dele; pulou dentro de um açude e...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Vídeo Texto

Hermogenes Soares Brazão

"O meu esporte era mulher"
Um carpinteiro no garimpo
Vídeo Texto

Raimundo Nonato Castro

Um carpinteiro no garimpo
Ensinamento de quem viveu cem anos
Vídeo Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.