Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa,

José Eduardo de Oliveira

Esta história contém:

P/1 Diz por favor o seu nome completo, local e data de nascimento. R Meu nome é José Eduardo de Oliveira, eu nasci em 16/12/70, em Santo André. Meu nome tem uma origem, José é hebraico, significa Deus acrescentará, Eduardo anglo-saxão, que seria guardião, e de Oliveira, os novos cristãos, ele representa a riquezas. Então, Deus acrescentará ao guardião riquezas, né? Esse é o significado. P/1 Que bonito. Seus pais pensaram em tudo isso? R Eu não sei se foi consciente ou inconsciente, mas o meu grande presente na vida foi esse nome, né? Porque todas as pessoas, todas as culturas que acabam vindo em contato comigo, pra mim são uma forma de riqueza. E eu sinto uma necessidade de guardá-las. P/1 Que bacana. E qual é sua atividade? R Então, hoje eu sou produtor-executivo cultural e cineasta. Na parte de produção executiva e cultural a minha função é mais a elaboração de projetos culturais, busca de mecanismo pra poder executar a ação, transformar a idéia em algo executável, né? E como cineasta o objetivo de gerar documentários em prol da memória, né, o resgate da identidade histórica sócio-cultural, que é um fator das nossa pesquisas. Porque eu acredito que a cultura é uma ciência. E através do resgate da identidade histórica sócio-cultural é possível a gente validar essa hipótese. P/1 Com certeza. E o que motivou você a vir, a participar aqui das atividades do fórum? R Eu trabalho com cultura há mais de 20 anos, né, e pra mim 2004 é um ano muito marcante, né, porque nunca se falou tanto em cultura na cidade de São Paulo. Então nós temos por exemplo o estouro de vários fóruns de culturas regionais, a pró-conferência municipal, que ocorreu em maio e junho, e agora o Fórum Cultural Mundial. Então as pessoas começam a perceber a importância da cultura na vida de cada um, né? A cultura não é mais aquele estereótipo arte, como antigamente era tachado pelo poder público. As pessoas estão percebendo que...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: José Eduardo de Oliveira
Local de produção: Fórum Cultural Mundial, Anhembi, São Paulo-sp
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Hospedo e me hospedo
Vídeo Texto

Maria Clara Pereira dos Santos Tapajós

Hospedo e me hospedo
Transformando a dor em alegria
Texto

Eduardo Cômodo Valarelli

Transformando a dor em alegria
Olhar para o outro
Vídeo Texto

José Eduardo Marino

Olhar para o outro
Texto

Carlos Eduardo Rodrigues Sophia

"Minha sobremesa é correr"
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.