Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 7 de agosto de 2013

Desenho é paixão

Esta história contém:

Desenho é paixão

Vídeo

Meu nome é Martha Cavalcanti Poppe, nome de casada, eu nasci no dia 16 de abril de 1940 no Rio de Janeiro. Meus pais se chamam Carmem Cordeiro Cavalcanti, de Pernambuco, e Fernando de Lima Cavalcanti, também de Pernambuco, minha família toda é de Pernambuco, eu é que nasci aqui por acaso. A família da minha mãe é Pernambuco, mas ela tinha origens mais ancestrais, cearenses, mas a família toda era de Pernambuco, e do meu pai, o meu pai era de uma família de usineiros pernambucanos, e eles, quando vieram aqui para o Rio, quando saíram de Recife vieram para o Rio para tentar um nova vida.Nunca tive muito contato com os meus avós, por causa das idades, minha relação era muito íntima, muito ligada aos meus pais, e quando eu fiz mais ou menos oito anos, desde seis anos de idade que maior prazer sempre foi desenhar, eu comecei a aprender a pintar com uma pintora impressionista brasileira chamada Georgina de Albuquerque. Quando eu fiz 17 anos é que eu fiquei muito, fiquei interessada em fazer a Belas Artes e sempre tive muito apoio dos pais em relação a isso, meu pai era um desenhista, desenhava muito bem, a minha mãe, ela bordava, costurava e também tinha muito talento para desenho, eles sempre foram muito ligados a essa parte artística. Todos os meus amigos, principalmente no ginásio, quando eu estudava no Colégio Princesa Isabel, os meus amigos mais chegados, são artistas, um é poeta, Armando Freitas Filho, foi meu colega de colégio, eu adorava ele, escrevia poemas o dia inteiro, uma pessoa muito interessante, e uma grande amiga minha que foi artista de cinema, do cinema novo, Maria Lúcia Dahl, e escreve também, ela é escritora e durante muito tempo escreveu crônicas maravilhosas para o Jornal do Brasil. Enfim, sempre próxima de artistas, sempre tive essa minha identificação com artistas.Quando eu entrei na Belas Artes foi aquele grito de liberdade, foi muito bom, para mim foi maravilhoso, para desespero dos meus pais porque eu ficava...

Continuar leitura
Palavras-chave: selo, filatelia, artes, artes plásticas

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

A arte e o folclore em selos
Vídeo Texto

Josimar Fernandes de Oliveira

A arte e o folclore em selos
Selos como sonho
Texto

Luis Antonio Pereira Tobias

Selos como sonho
Selo é dinheiro
Texto

Maria de Lourdes Torres de Almeida Fonseca

Selo é dinheiro
A arte de ensinar filatelia
Vídeo Texto

José Luiz Peron

A arte de ensinar filatelia

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.