Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Maria José Bezerra
Por: Marcilania de Oliveira Barbosa, 8 de novembro de 2019

História de Zita

Esta história contém:

História de Zita

O nome dela é Maria José Bezerra, conhecida por todos do bairro como Zita, apelido que recebeu, quando criança, de uma tia já falecida e de quem ela gostava muito. Zita como todos a chamam nasceu no dia 15 de janeiro de 1955, o parto aconteceu dentro da casa da sua avó paterna, localizada no próprio Alto José do Pinho, onde Zita mora até hoje. Ela tem 64 anos, não teve filhos, nunca se casou, e por isso mora com seus familiares na casa que foi de seus pais. A família de Zita é grande, ela tem seis irmãos, sendo cinco homens e apenas uma mulher. Zita é a filha mais velha do casal Severino Antônio Bezerra e Maria do Carmo Bezerra, que já são falecidos. A mãe de Zita era uma grande dona de casa, cuidava dos filhos, do marido e dos afazeres de casa, e só saía da sua residência para visitar parentes, ir à igreja e levar os filhos para passear na praia, praças e parques da cidade, nos finais de semana. O pai de Zita era um homem bastante admirado e respeitado no Alto José do Pinho, e isso era motivo de orgulho para a sua família, principalmente para Zita que era muito apegada ao seu pai, conhecido em todo o bairro e também nas comunidades vizinhas como “Bio Guarda”. Ele ganhou esse apelido do povo do bairro porque trabalhava em delegacia e era comissário de polícia, e justamente por esse motivo todos da comunidade procuravam por ele para pedir conselhos, orientações ou ajudas, quando acontecia algum conflito no bairro, como o de umas vizinhas que brigaram por conta de um muro que dividia a casa delas, aí Bio Guarda foi lá e resolveu a situação. Também resolvia casos de confusões em festas, e de outras brigas e ameaças a perturbação da comunidade do bairro. Zita teve uma infância muito feliz, não dava trabalho aos pais, ajudava a mãe nos afazeres de casa, e também por ser a filha mais velha, ajudava a cuidar dos irmãos menores. Ela sempre gostou muito de estudar, o único defeito era que conversava...

Continuar leitura
Fechar

Nossa homenageada - Zita

Dados da imagem Dia da entrevista

Período:
Ano 2019

Imagem de:
Maria José Bezerra

História:
História de Zita

Crédito:
Professora Marcilania

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
escola, professora, comunidade, trabalho, família

Dia da entrevista

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

O resgate da história e da memória
Texto
O revolucionário da Vila de Boim
Texto

Maickson dos Santos Serrão

O revolucionário da Vila de Boim
Meu pai foi o cara da minha vida
Vídeo Texto

Rubens da Silva Couto

Meu pai foi o cara da minha vida

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.