Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Zildo Donizete Rodrigues, 22 de setembro de 2019

A importância da interculturalidade em nossa vida

Esta história contém:

Cresci ouvindo as histórias da segunda guerra mundial, contadas pelo meu avô, um pracinha (soldados brasileiros que atuaram na Itália). Não eram histórias para criança, mas segundo o vô, eu e meus primos precisavam ouvir, precisava ser forte e aprender como nossa pátria foi forjada. Veterano de guerra não abandona o censo político, diferente de meus pais que nunca falaram sobre política, pelo contrário sempre brigavam com o vovôzinho, dizendo, não fique enchendo a cabeça do menino com estas besteiras. Besteira para meus pais, mas para o avô, não eram apenas historinhas, era a vida dele e eram histórias fortes.

Uma das que mais marcaram foi um relato sobre a morte de um companheiro que atingido por um atirador, o amigo morreu em seus braços e ele teve que ficar imóvel por três dias junto ao amigo falecido, aguardando a calmaria para conseguir sepultar o amigo. Sem meios para cavar, cobriu o corpo com pedras. Depois sobreviveu sozinho por 17 dias, faminto e desidratados no décimo quinto dia sozinho ele encontrou pegadas de sua tropa, mais dois dias seguindo as pegadas, conseguir se reagrupar com os aliados. Ele e o companheiro estavam em uma missão de reconhecimento e mais doloroso que ficar os dezessete dias sobrevivendo sozinho em linhas inimigas foi comunicar aos colegas a morte de seu amigo.

Mas o meu soldadinho de estimação me deixou, eu tinha oito anos, quando ele, vítima de insuficiência respiratória, faleceu. Mas ele foi e deixou seus valores comigo (honra, patriotismo, lealdade). Eu vivendo na zona rural de Mogi das Cruzes, cidade, conhecida como o cinturão verde de São Paulo, por conta de sua produção de hortaliças e legumes. Aos treze anos, saí de casa. Não por desavenças com a família, mas para trabalhar em uma colônia japonesa. Trabalhava de segunda a sábado e aos domingos quando não era época de colheita, eu voltava para casa de meus pais. Foi um contraste enorme, eu que conhecia a história da segunda...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.