Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 27 de outubro de 2020

Vila Nova Canaã: modelo de comunidade

Esta história contém:

Vila Nova Canaã: modelo de comunidade

Vídeos (2)

Navegue horizontalmente pra acessá-los

P/1 - O senhor pode me dizer o seu nome completo, onde nasceu e a data?

R - Sérgio Gomes Campodarve. Nasci na cidade de São Paulo na data de 22 de março de 1958.

P/1 - O senhor começou a trabalhar na Eneva em que ano?

R - Eu entrei na Eneva em junho de 2006, primeiramente na planta [da usina] de Pecém, e logo em seguida acabei assumindo responsabilidades da planta [da usina] de Itaqui também.

P/1 - O senhor então se mudou de São Paulo pro Ceará, é isso?

R - Na verdade, eu continuo com a minha base familiar em São Paulo, mas tenho dado meu expediente de forma regular não só na sede da companhia, no Rio de Janeiro, mas também no Ceará e no Maranhão.

P/1 - Então o senhor primeiro foi pra planta de Pecém [no Ceará] e depois de Itaqui, aqui no Maranhão.

R - Exatamente. Comecei as minhas atividades na Eneva em junho de 2016, na planta de Pecém, e já em abril de 2017 acumulei, assumi também a planta de Itaqui. Hoje eu sou o diretor responsável pela divisão de carvão da Eneva.

P/1 - Então o senhor está sempre viajando entre Maranhão e Ceará.

R - Sempre viajando entre Maranhão, Ceará e Rio de Janeiro.

P/1 - Quando o senhor teve contato, conhecimento sobre o projeto da Eneva feito aqui na Vila Canaã? Nesse momento também?

R - Eu tive esse contato tão logo eu cheguei na planta, em 2017. Passei a ter conhecimento da história, de tudo o que aconteceu. É sempre motivo de muita alegria e muito orgulho da minha parte falar sobre esse projeto, principalmente e também pelo fato de que ele se mistura com a história da planta de nossa termelétrica de Itaqui e reflete toda uma cultura da nossa companhia. Nenhum projeto pode ser considerado viável sem que a gente tenha, paralelamente a ele, benefícios sociais, ambientais e culturais.

É o que a gente de fato verifica hoje, depois de dez, onze anos. Nós temos uma termelétrica que está disponível para gerar energia a qualquer momento e que tem...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Vila Nova Canaã: modelo de comunidade
Data: 27 de outubro de 2020
Local de produção: Brasil / Paço Do Lumiar
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

O resgate da história e da memória
Texto
O revolucionário da Vila de Boim
Texto

Maickson dos Santos Serrão

O revolucionário da Vila de Boim
Meu pai foi o cara da minha vida
Vídeo Texto

Rubens da Silva Couto

Meu pai foi o cara da minha vida

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.