Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Vencendo cada etapa

Esta história contém:

Vencendo cada etapa

Vencendo cada etapa

Meu neto mora em Campo Grande, zona oeste do Rio de Janeiro, e o Centro de Desenvolvimento onde ele recebe estímulo comportamental e cognitivo fica em Laranjeiras, zona sul. O transporte utilizado pela família é o carro particular, mas, na maioria das vezes utilizam trem, ônibus e metrô. Eles saem cedo de casa. E às vezes, ainda chegam atrasados, por causa do congestionamento na via expressa que os leva ao centro da cidade.

Por mais que você tenha conhecimento teórico, é na prática que você percebe o quanto precisa aprender. Acredito que a primeira coisa que se deve ter certeza com relação a uma criança autista é que ela não vive num mundo isolado “criado” por ela. O espaço dela é o mesmo que o nosso. A diferença é que ela não entende como esse espaço funciona; ela desconhece as regras sociais, devido a sua dificuldade em interagir com o outro.

Todos nós temos um sonho. Uns sonham com coisas grandiosas, outros ficam radiantes com pequenos sonhos que vão se realizando ao longo da vida. Meus sonhos sempre foram sonhos normais: casar, ter filhos, educá-los, ajudá-los em suas conquistas, ver meus netos nascerem, crescerem. Depois que o meu neto autista nasceu, vários pequenos sonhos inundaram meu pensamento: o de ouvi-lo falar, se comunicar. Todavia, um sonho em especial acalentava o meu coração: que ele falasse ao telefone. No início ele nem se dava conta (ou com certeza não queria dar) quando o telefone tocava. Depois passou a tirar o telefone da base e recolocá-lo. Em momento posterior pegava o aparelho, colocava-o no ouvido, e sem dizer nada, recolocava-o na base. E até hoje é assim que ele faz. Meu neto é autista não-verbal. Sabemos perfeitamente que ainda há um longo caminho a ser percorrido. Mas estou orgulhosa porque ele está vencendo cada etapa. No tempo dele, é verdade, porém, tem conseguido.

Quando olho para trás e vejo o quanto ele cresceu, avançou e superou, percebo que, ao lembrar o...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Na assistência usávamos muitos materiais plásticos
Vídeo Texto
Aceitou as lutas, venceu todas as batalhas
Vídeo Texto
Você é o seu único limite
Vídeo Texto

Natália Evelyn dos Santos

Você é o seu único limite
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.