Selma foi, aos quatro anos, viver com a avó. Teve carinho e paparicos. Brincou, nadou com os meninos, foi à escola, cresceu feliz. Mas seu sonho era viver em São Paulo. Empregou-se como babá. Cuidou dos filhos dos outros até ter os seus. Teve três, um deles especial. Lesão cerebral. Destinado, segundo lhe disseram, a vegetar. Ela se fez mãe-guerreira, aceitou todas as lutas, venceu todas as batalhas. Hoje Rafael fala e anda; se veste e toma banho sozinho. Autista, passeia com a instituição, interage. Viajou, curtiu o mar, quer andar de avião de novo. A história de Selma é uma história de doação, de entrega. Nada para ela é mais importante do que a felicidade do filho e os progressos surpreendentes obtidos indicam que valeu a pena cada renúncia e cada esforço. Provando que é assim quando o amor supera os prognósticos mais sombrios.

Eu sou cria de avó. Aos quatro anos de idade fui morar com os meus avós. Saí de lá aos dezoito, contra a vontade da minha avó. Queria realizar o sonho de viver em São Paulo. Ainda me lembro dos gestos carinhosos da vovó - o acordar-me cedo; o cuidado com o uniforme; o dedicado preparo para eu...Continuar leitura

Projeto Conte Sua História, Atados, Abraço Cultural Depoimento de Selma Alves dos Santos Entrevistada por Júlia Miranda e Karol Coelho São Paulo, 4 de julho de 2018 Entrevista número PCSH_A_HV05 Realização: Museu da Pessoa Revisado e editado por Paulo Rodrigues Ferreira P/2 - Qual o seu nome...Continuar leitura

Título: Aceitou as lutas, venceu todas as batalhas

Local de produção: Brasil / São Paulo