Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Uma vida dedicada à luta contra a Aids

Esta história contém:

Desde 1996, quando tive os primeiros contatos com pacientes com Aids no Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, no Rio, comecei a desenvolver não só um trabalho como médico, mas também humanitário, através dos grupos de ajuda.

Daí então começou minha trajetória na pesquisa e na luta para tratar as pessoas com Aids. Enfrentei preconceitos por parte dos colegas, pacientes e até amigos, pois me formei muito cedo, com 23 anos, e já estava envolvido em trabalhos de pesquisa com tal enfermidade.

Foi uma trajetória difícil, vendo muitos casos sem solução prática e a falta de terapia adequada.

Desenvolvi dentro da Universidade do Rio de Janeiro, juntamente com um grupo de colegas de trabalho, projetos de pesquisas, cujos resultados foram e continuam sendo apresentados e publicados no mundo todo.

Passei a ser um profissional respeitado e bem conceituado dentro da minha especialidade, porém ainda sofrendo algum preconceito por parte de colegas de profissão.

Hoje em dia tenho um número de pacientes bastante razoável e inclusive pessoas públicas que me procuram, dentre elas a atriz Sandra Bréa, que já à acompanho a 6 anos.

Finalmente estou num ótimo momento da minha carreira, pois tenho visto somente melhora dos meus pacientes, graças ao uso adequado do "coquetel" contra o vírus da Aids e uso de Interleucina 2 Recombinante, aumentando desta forma a imunidade dos mesmos, e diminuindo a carga de HIV, o que leva a impossibilidade de desenvolverem Aids por muitos anos.

Graças a Deus hoje em dia eu não convivo mais com pessoas morrendo de Aids

(Jorge Eurico Ribeiro deu o seu depoimento para o Museu da Pessoa em 18 de janeiro de 1998 através do nosso site na Internet)

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Transformando a dor em alegria
Texto

Eduardo Cômodo Valarelli

Transformando a dor em alegria
Um destemido que queria aprender
Vídeo Texto

Roberto de Jesus (Beto de Jesus)

Um destemido que queria aprender
CALEIDOSCÓPIO
Texto

Rhamon Diêgo Sousa Soares

CALEIDOSCÓPIO
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.