Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 20 de outubro de 2020

Uma re-posição

Esta história contém:

Uma re-posição

Vídeo

O meu nome é Denise Bandeira de Melo, minha data de nascimento é dezesseis de maio de 1959, eu nasci na cidade de São Paulo, no estado de São Paulo.

Meus pais são do interior da Paraíba, de uma cidade chamada Cajazeiras, que é quase divisa com Ceará. Os dois são de lá, os dois são filhos de fazendeiro, então eles são migrantes nordestinos, como é a história de milhares de pessoas dessa cidade. Meus pais vieram pra cá já casados, com a minha irmã que é quatro anos mais velha, já nascida. Minha mãe chegou aqui mais ou menos grávida de mim já. Tenho quatro anos de diferença dela. Então, na verdade, a gente teve uma vida aqui em São Paulo com muito pouca convivência familiar, porque só veio meu pai e minha mãe. E eles tiveram quatro filhos e eu sou a segunda. Meus pais foram nordestinos bastante ‘apaulistanados’, eles ficaram bastante bem aqui.

Entrei na Faculdade de Psicologia e eu era do movimento estudantil, era do Centro Acadêmico, era representante de classe, mas eu fazia parte de uma tendência estudantil que chama Liberdade e Luta. Acho que isso ampliou muito a minha vida, eu acho que a minha vida, minha personalidade é marcada por essa participação, de trabalhar em prol de um mundo que eu acredito que tem que ser diferente, então aquilo foi gestado naquela época.

Logo que acabou a faculdade eu fui fazer uma seleção pra trabalhar nas creches da USP. Então fui trabalhar como professora nas creches da USP, que é onde eu estou até hoje, eu trabalhei um ano como professora e no ano seguinte fui ser psicóloga deste lugar.

A maternidade é um campo muito profundo pra mim, muito, muito, em várias direções, da alegria e da dor, não é só maravilha, mas é um universo muito profundo pra mim, sempre ocupou bastante da minha vida, e aí é isso: filhas com idades diferentes, portanto demandas muito diferentes, que pra mim é uma alegria, eu me mantive durante muito tempo encantada com o que é um ser...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto Medley

Realização Museu da Pessoa

Depoimento de Denise Bandeira

Entrevistada por: Luiza / Lila

Local

Entrevista PCSH_HV964

Transcrito por Carina Inês Schmitt Rossi

Revisado por Sâmmya Dias

Título: Liberdade e Luta

Biografia: Denise Bandeira de Melo nasceu em 16 de maio de 1959, na cidade de São Paulo. É a segunda de quatro filhos de Maurício Bandeira de Melo e Maria do Céu Assis Bandeira de Melo., Denise viu seu pai trabalhar em várias áreas, desde caixeiro viajante até no ramo da construção civil, enquanto sua mãe se formou para ser professora, mas foi responsável por cuidar da casa em que viviam. Seus pais são migrantes nordestinos, ambos nascidos no interior da Paraíba, em Cajazeiras.

Sinopse: Denise Bandeira de Melo estudou em escolas tanto particulares quanto públicas. Fez faculdade e durante esse período se engajou ainda mais no movimento estudantil, principalmente no grupo “Liberdade e Luta”. Mesmo sendo tímida conseguiu fazer viagens, ir à festas e trabalhar com Psicologia. É casada com Rui, e juntos são pais da Isabel e da Clarice.

Palavras- chave: Faculdade Objetivo, Universidade Paulista, gestação, aborto, família, irmãos, Universidade, Pedagogia, viagens, acampamento, namoros, estudos revolucionários, escola pública, escola privada, vestibular, movimento estudantil, Química, organização trotskista, amor livre, medo, migrantes, creche, São Paulo, Nordeste, filhas, separação, Liberdade e Luta, Feminismo, timidez, pânico, força, reflexão, câncer de mama, saúde, mulher, prazer, filhas, divórcio, renovação, terceira idade, dança, exercício, alimentação, recuperação, vida.

R – Então, Denise, eu queria que você começasse se apresentando, dizendo o seu nome completo, data e local de nascimento.

P1 – O meu nome é Denise Bandeira de Melo, minha data de nascimento é 16 de maio de 1959, eu nasci na cidade de São Paulo, no estado de São Paulo.

R – E quais são os nomes dos seus...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Amor por Capuava
Vídeo Texto

Veronice Souza Gomes

Amor por Capuava
Formando pessoas críticas
Texto

Araci Massami Sakashita

Formando pessoas críticas
Cidadão do mundo na Siderurgia
Texto

Albano Chagas Vieira

Cidadão do mundo na Siderurgia

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.