Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem:
Por: ,

Um evento que traz recordações

Esta história contém:

Hoje, Sexta-feira 07 de Agosto de l.998, fui assistir a colação de grau do curso Técnico Têxtil de meu neto mais velho, Dirceu Cardoso Neto (o nome é do avô paterno). Ele está com dezenove anos e já está cursando a Faculdade de Química do Mackenzie. Foi um evento maravilhoso quando são abordados a esperança e a fé que depositamos nos jovens para que venhamos a alcançar um mundo melhor onde todos tenham condições de vida digna. Parece-nos que esse sonho está cada vez distanciando-se mais da realidade do dia-a-dia, em razão das transformações que se operam no mundo que já não busca a felicidade do homem e sim o acúmulo de riqueza eliminando as classes intermediárias para que só prevaleçam ricos ou miseráveis. Mas em certa escala o mundo sempre foi assim, pois lembro-me que desde o tempo de criança ouço falar as mesmas coisas de sempre, sobre as dificuldades econômicas e financeiras que não nos proporcionariam esperanças para o futuro, no entanto, já estou com quase setenta anos e as coisas nesse tempo decorrido continuaram a acontecer: pessoas se casaram, tiveram filhos, outros estabeleceram-se em diversos ramos do comércio ou da indústria, sendo que alguns progrediram, outros fracassaram, mas isso ocorreu não pela situação em si, e sim pela capacidade que cada um tem de realização. A própria Bíblia nos revela, através de uma das parábolas de Jesus, que existem capacidades diferentes, e que, os bens deverão ser distribuídos cabendo a maior parte para aqueles que tem maior capacidade e assim através dos meios que lhes são disponíveis poderão proporcionar trabalho aos menos capazes. É assim que a dinâmica social funciona.

Mas nesse evento em que meu neto alcança uma etapa maravilhosa que é a capacitação para exercer condignamente uma profissão, vêm-me a lembrança a época que tinha os meus filhos pequenos e a minha oração a Deus para que eles pudesse alcançar, ao menos, o que eu alcancei que foi um diploma...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Um evento que traz recordações

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Texto

Adam Edward Drozdowicz

"Eu sou um sobrevivente, óbvio"
BF_HV002
Texto

Susane Worcman

BF_HV002
Precocemente adulta
Texto

Stefan Wohl

Precocemente adulta
Conquistas do dia a dia
Texto

Daniela Campos de Almeida

Conquistas do dia a dia
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.