Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: João Vieira da Silva
Por: Escola Pantaleão Thomaz, 24 de novembro de 2018

Tio Neno

Esta história contém:

Tio Neno

Vídeo

Seu João, mais conhecido como tio Neno, nasceu em Pinheiro Marcado, veio morar em Coxilha na comunidade de Colônia Miranda. Quando era pequeno ele ajudava seu pai a domar cavalos, seu sonho era ser jogador de futebol, mas onde morava não tinha campo. Também ajudava a fechar as vacas para sua mãe tirar o leite e fazer os queijos. Uma de suas brincadeiras preferidas na infância era jogar bolitas e confeccionar bicicletas de madeira, porém quando iam pedalar elas se quebravam. Também brincava com seus amigos nas madeireiras, pulando de pilha em pilha, sendo que um dia eles ouviram um barulho e acharam que era o “lobisomem”, pois as pessoas mais velhas falavam que ele existia mesmo, mas não foram olhar, pois ficaram com muito medo e sempre ficavam na dúvida sobre a veracidade dessa lenda. Estudou até a quarta série, sendo que ia até a escola de cavalo, pois era muito longe, então saia bem antes para poder chegar. Quando foi prestar serviço militar, trabalhava domando cavalos, onde sempre cuidava de um pônei. Também jogou futebol no time do Aimoré, onde foi bicampeão e campeão em todas as modalidades. Certa vez foi expulso de um jogo, pois deu um soco no juiz da partida, ele não era violento, mas naquele se irritou muito com esse juiz. Na adolescência conheceu sua esposa, e com ela teve quatro filhos, é casado há 50 anos, já fizeram festa de Bodas de Ouro. Nos dias de hoje participa do Grupo da Terceira Idade, onde é Rei pela terceira vez, e sua esposa Rainha, se sente muito emocionado em representar o município e agradece a Deus por ter uma vida abençoada.

Fechar

Tio Neno trajado com roupas típicas do gaúcho - Pilcha

Dados da imagem Tio Neno trajado com roupas típicas do gaúcho - Pilcha

Imagem de:
João Vieira da Silva

História:
Tio Neno

Tipo:
Fotografia

Tio Neno rei da Terceira Idade

Dados da imagem Tio Neno rei da Terceira Idade

Imagem de:
João Vieira da Silva

História:
Tio Neno

Tipo:
Fotografia

Final da entrevista, conversa com a aluna Kézia.

Dados da imagem Final da entrevista, conversa com a aluna Kézia.

Imagem de:
João Vieira da Silva

História:
Tio Neno

Tipo:
Fotografia

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Vídeo Texto
De futebol e política
Vídeo Texto

Angelo Vilchez Ramos

De futebol e política
“Vocês vão ter que me engolir!”
Vídeo Texto

Mario Jorge Lobo Zagallo

“Vocês vão ter que me engolir!”
As Vilas de Minha Vila Isabel
Texto

Antonio Ranauro Soares

As Vilas de Minha Vila Isabel

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.