Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Carlos Eduardo Pires
Por: Carlos Eduardo Pires, 27 de março de 2021

Profª Norma – O retorno!

Esta história contém:

Me lembrei de mais um episódio envolvendo a Dna. Norma!

Era 1968 e, portanto, estávamos na faixa dos 8 anos. O recreio era o momento de lanchar, correr, correr e correr. Esconde-esconde, Pega–pega e tantas outras brincadeiras e, se lembrássemos, aliviar-nos de nossos fardos fisiológicos!

Dna. Sophia tocava o sino cor de bronze, estridente e eficaz, e seguíamos (em fila? ..... Não, acho que não) para a sala de aula. Naquele ano, acredito, minha sala era a última, no fundo do corredor, não tenho certeza se no andar de baixo, ou de cima, do prédio principal.

Todos sentados, aula retomada e passado um tempo indeterminado, meu colega, ao meu lado esquerdo (ele está na foto da turma), pede para ir ao banheiro. Tal pedido é seguido de uma admoestação ruidosa que deixa todos calados. Aula retomada!!

Passa-se mais algum tempo, a atenção se volta para nosso companheiro. Cabeça baixa sobre a carteira, mãos cruzadas sob a testa. Choro silencioso e sentido. Sob a cadeira, uma poça de urina e o sentimento de humilhação e vergonha...

Mas conto essa história, não para demonizá-la. Conto porque nossas conversas tem estimulado o fundão da memória.

Graças à Deus não há mágoa, ao menos minha! Ela cometeu seus erros, e eu, certamente, os meus!

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Eu gosto de desafiar aquilo que é impossível
Vídeo Texto
Joana Neves
Texto

Joana Neves

Joana Neves
Conquistas do dia a dia
Texto

Daniela Campos de Almeida

Conquistas do dia a dia
Educação em construção
Texto

Marlene Neves Furlan Lozano

Educação em construção
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.