Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Joana Neves

Esta história contém:

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Entrevista com Joana Neves, em 09/05/2022 às 15h05, da cidade de Recife. O encontro foi realizado via Google Meet.

Estavam presentes:

-Pesquisadora: Juliana Andrade

-Pesquisadora: Célia Santana

Legenda da transcrição

E1: Entrevistador 1 (Juliana Andrade)

E2: Entrevistador 2 (Célia Regina Santana Silva)

R: Entrevistada Joana Neves

A transcrição foi realizada por Lara Kermily Moraes Barbosa e revisada por Yomara Feitosa Caetano de Oliveira.

Antes da entrevista a professora Juliana apresentou a professora Célia. As professoras Juliana Andrade (UFRPE) e Célia Santa Silva (UNEB), em nome da Associação Brasileira de Pesquisadores de Ensino de História da ABEH, agradecem a professora Joana por participar nesse projeto de História e Memória da Associação, que tem a intenção de ouvir essas pesquisadoras, que fundaram o campo do ensino de História no Brasil. A professora Célia Santana Silva da (UNEB) Universidade do Estado da Bahia, apresentou-se e registrou o imenso prazer de estar partilhando com a professora Juliana, um momento tão rico e importante para a trajetória do campo do ensino de História, compartilhando esse momento na entrevista com a professora Joana Neves, que é uma referência. Professora Joana Neves, disse da satisfação e prazer de poder dialogar com duas profissionais, cuja preocupação é a pesquisa do campo do Ensino de História, que segundo a entrevistada sempre foi a sua área de atuação.

E1: Então, para começar como nos já encaminhamos um roteiro previamente para a senhora. Nós gostaríamos que a senhora dissesse seu nome completo, a sua data e local de nascimento? E, como a senhora gostaria de ser chamada nessa entrevista? E, se a senhora autoriza a gravação também, dessa entrevista? [02:21]

R: Eu vou começar pelas duas últimas perguntas. Eu é... gostaria de ser chamada por Joana, que é meu nome, que é pelo qual todo mundo me conhece. E, eu me reconheço. É bem verdade que meus sobrinhos, quando...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Marcos Antônio Silva
Vídeo Texto

Professor Marcos Antônio Silva

Marcos Antônio Silva
Cristianismo inclusivo
Vídeo Texto

Gregory Rodrigues Roque de Souza

Cristianismo inclusivo
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.