Roberto começa a entrevista contando dos seus pais, relatando onde se conheceram, que funções exerciam e a origem de cada um deles. Após isso ele conta dos irmãos e da infância em Moema, relatando sobre as brincadeiras que fazia. Ele descreve como foram os primeiros anos que começou a estudar, dizendo que inicialmente sentiu medo da escola mas que em seguida se adaptou e começou a adorar o ambiente. Conta das coisas que fazia para alem da escola, como ler livros de filosofia e história para até ir em ''bairros alternativos'' como o Bixiga onde frequentava cinemas e casas noturnas. Conta do momento em que ele foi estudar História na PUC, faculdade onde a irmã também cursou porém no curso de Ciências Sociais. Conta dos momentos em que teve na PUC, relatando do impacto das Diretas Já na faculdade e também contando de seus professores favoritos. Ele relata do momento em que deu aula em supletivo e após isso relata dos anos de trabalho em escola pública. Conta dos autores que influenciaram sua formação. Ele conta do período de mestrado e do momento em que começou a produzir materiais didáticos. Roberto descreve o momento em que deu aula para ensino médio e ensino fundamental em escolas privadas, relatando suas experiências nesse momento de sua vida. Conta da sua entrada na PlayPen e das experiências que teve na escola. Ele relata a didática que escolhia para ensinar história para alunos do fundamental. Conta de como funcionam as equipes da escola e qual métodos que utilizam. Ele descreve como a PlayPlen mudou ao longo dos anos, onde inicialmente era pequena, permitindo maior proximidade com os alunos e atualmente ela vem crescendo mais e mais, o que modifica a relação entre alunos e professores. Relata sua experiência com inglês. Conta das suas perspectivas em relação a educação do Brasil. Finaliza e agradece.

Título: ''Eu acho que a gente precisa reinventar a escola.''

Local de produção: Brasil / São Paulo

Autor: Museu da Pessoa Personagem: Roberto Catelli Junior

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.