Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 3 de maio de 2006

Política, meio ambiente e o que é necessário ao planeta

Esta história contém:

Política, meio ambiente e o que é necessário ao planeta

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto Memória da Convenção da Diversidade Biológica e Protocolo de Cartagena e da Convenção sobre a Mudança do Clima e Protocolo de Kyoto

Depoimento de Fernando Henrique Cardoso

Entrevistado por Stela Tredice e Carolina Ruy

São Paulo, 03 de maio de 2006

Realização Instituto Museu da Pessoa

Entrevista BIO_TM008

Transcrito por Raquel Martins Reis

Revisado por Leonardo Sousa

P/1 – O senhor precisaria gravar novamente o seu nome completo, local e data de nascimento ditos pelo senhor.

R – Pois não, se eu me lembrar ainda da data de nascimento...

P/1 – Depois a gente entra nas questões, tá?

R – Tá, pode começar quando você quiser.

P/1 – Então eu queria que o senhor começasse dizendo seu nome, local e data de nascimento.

R – Fernando Henrique Cardoso, nascido no Rio de Janeiro no dia 18 de junho de 1931.

P/1 – Eu queria saber: o senhor chegou a se envolver de alguma forma com a questão ambiental antes do senhor entrar na carreira política?

R – Ah sim, muito antes! Porque, bom, eu não sei o que vocês chamam de carreira política, né? Eu entrei propriamente pra vida política ativa só em 83 e muito antes disso eu tinha problemas, quer dizer, preocupava a questão de meio-ambiente e tal, desde a Reunião de Estocolmo que foi um marco importante, né, e eu trabalhei um tempo com um grupo lá na Suécia, numa fundação chamada Dag Hammarskjold. Dag Hammarskjold foi um secretário da ONU sueco e lá na Suécia tem uma fundação com esse nome na Universidade de Uppsala e havia um grupo lá, o Inácio Sax trabalhava nesse grupo, é um professor francês, polaco na verdade, polonês mas que trabalhava na França, fazia parte desse grupo e outros mais e nós nos reuníamos de vez em quando, foi lá que nasceu, inclusive essa ideia de desenvolvimento, não de desenvolvimento sustentável, era ecodesenvolvimento, não sei o que, a formulação era um pouco diferente. Havia um suíço chamado Mark Nefran, morava numa cidadezinha...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

“A gente vive de vida”
Vídeo Texto

Ketty Margarete Valencio

“A gente vive de vida”
Texto

Fabio José Feldmann

"Seja maduro, defenda o verde"
Educação ambiental para despertar
Vídeo Texto

Ivone Amâncio Bezerra Carlos de Souza

Educação ambiental para despertar
Com cara e coragem
Vídeo Texto

Rosa Maria Araújo Santos

Com cara e coragem
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.