Lembranças do berço. As mudanças de cidades em Minas. O casamento dos avós e dos pais. Família espírita. Santana do Deserto. As ferramentas do pai e o cavalo piquira. A mãe super protetora. Primeiros livros. Bullying na escola. Modernidade de Cataguases. As brincadeiras e a primeira TV. A copa de 70. A primeira poesia. Juiz de Fora e o Abre Alas. O varal da poesia. As inspirinas, a Bem-te-vídeo e o Carta Cuba. Experiência universitária. Os cem anos de solidão. A viagem a Cuba. A vinda para São Paulo, a compra da câmera e o encontro com a Karen Worcman. A Memória Oral do Idoso. A Memória Oral do São Paulo. O Memórias do Comércio de São Paulo. O relacionamento com a Karen. De empresa pra ONG e os diversos projetos com grandes instituições. As entrevistas marcantes e a Memória do Santos Futebol Clube. As questões com o site do museu. O Projeto Rondon. O Memórias do Clube da Esquina. A Memória dos Brasileiros e as cabines. Desafios do Museu da Pessoa. As poesias esparadrápicas. A paternidade e os livros infanto-juvenis. O projeto em Cruzeiro do Sul. Cururu: um desafio de viola. A Divina Jogada. A Oficina de Rimas e o trabalho em Conceição do Mato Dentro. O retorno a Cataguases e a mudança dos tempos.

Meu nome é José Santos Matos. Eu nasci no dia 30 de outubro de 1959, sou de Santana do Deserto, em Minas Gerais. Uma primeira lembrança que tenho é de quando eu tinha 1 ano e meio e os meus pais me deram uma bola com letras e números, lembro claramente de tá brincando e perto da porta, o meu p...Continuar leitura

Projeto Memória Oral Museu da Pessoa Entrevista de José Santos Matos Entrevistado por: Jonas Samaúma São Paulo, 30 de outubro de 2022 Código da entrevista: MUPE_HV001 Revisado por: Nataniel Torres P - José, gostaria de agradecer por esse momento histórico, né? Fazer a entrevista no dia 30 d...Continuar leitura

Título: Pena que não vou estar na festa de 100 anos do Museu da Pessoa

Data: 30/10/2022

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo

Personagem: José Santos Matos Entrevistador: Jonas Samaúma Revisor: Nataniel Torres Editor: Nataniel Torres Vídeomaker: Ana Clara Munner Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.